fique por dentro de floripa

- Eventos - Prêmio AF de Arte Contemporânea 2020 abre inscrições para artistas de Santa Catarina

07.10.2020

Prêmio AF de Arte Contemporânea 2020 abre inscrições para artistas de Santa Catarina

07.10.2020
Prêmio AF de Arte Contemporânea 2020 abre inscrições para artistas de Santa Catarina
Foto: Exposição Prêmio AF de Arte 2019 - obra de Romeu Silveira. Crédito Eduardo Duks

Inscrições podem ser feitas no site da Aliança Francesa Florianópolis entre 7 de outubro e 8 de novembro. Além de exposição e bolsas de estudos para os finalistas, vencedor fará uma residência artística de três meses em Paris

O Prêmio AF de Arte Contemporânea 2020, atualmente um dos mais relevantes do calendário de artes de Santa Catarina, está com inscrições abertas entre os dias 7 de outubro e 8 de novembro. Na sétima edição, a premiação irá reconhecer a trajetória de artistas do Estado com produção contemporânea. Os três finalistas ganharão bolsas de estudos de francês e exibirão seus trabalhos em exposição coletiva na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, agendada para dezembro e janeiro. Como já é tradição, o vencedor fará uma residência artística durante três meses na prestigiada Cité Internationale des Arts, em Paris.

Podem se inscrever artistas de todas as idades e que morem em Santa Catarina pelo formulário on-line disponível no site da Aliança Francesa de Florianópolis: http://www.affloripa.com.br/premioaf/.

Assim como na edição passada, o Prêmio AF 2020 irá reconhecer a trajetória de artistas, e não apenas uma obra específica. Por isso a avaliação das propostas será a partir do portfólio apresentado, que pode variar de 10 a 30 obras produzidas em qualquer técnica, de desenho a impressão, instalação a performance etc. Além da seleção de obras, os candidatos deverão submeter biografia e nota sobre o processo criativo. O regulamento completo está no site.

Janela para a arte contemporânea catarinense

Organizado pela Aliança Francesa Florianópolis, o Prêmio AF tem o propósito de promover artistas talentosos que ainda não despontaram no panorama nacional ou internacional contemporâneo. Ao longo de seis edições, colaborou para movimentar a cena das artes visuais de SC e do Sul do país, apresentou ao circuito artistas jovens e projetou nomes já conhecidos na cena local.

— O papel de um centro cultural como a Aliança francesa é oferecer oportunidades e visibilidade aos artistas. A AF permite fazer a ponte entre a cultura e o público — afirma Marilyn Pellicant, nova diretora geral da AF Florianópolis.

Depois de atuar como diretora de secundaria do liceu Francês na Costa Rica, Marilyn veio a Florianópolis para assumir a gestão da instituição na Capital, cuja missão é difundir a língua francesa e oportunizar trocas de saberes e cultura entre Brasil e França.

— Desenvolver projetos culturais neste período tão particular é uma prioridade. A cultura sempre foi um meio para tornar o mundo um lugar mais doce.

Em 2020, a premiação repete a parceria com a Fundação Cultural Badesc, instituição cultural importante no Estado que é referência em fomentar e expor a arte catarinense.  A Fundação irá sediar a exposição coletiva dos três finalistas a partir de dezembro.


— O processo de seleção será totalmente à distância. As perguntas que nós nos fazemos são: artistas vão aproveitar esse contexto para propor obras em novas  mídias? A pandemia será um dos temas? Ou, ao contrário, vão querer voltar ao essencial ? Promete ser um ano excelente — avalia Marilyn.

Residência Artística em Paris

A seleção dos três finalistas será feita por comitê artístico e o resultado será anunciado em novembro (confirmar). Além da participação na mostra, os três finalistas ganharão três semestres de francês na Aliança Francesa Florianópolis. O grande vencedor irá participar de uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris, por até três meses, com passagens e estadia pagas, além de ajuda de custo. Inaugurada em 1965, a Cité é uma instituição reconhecida mundialmente por ser uma residência-ateliê para artistas de todas as especialidades e nacionalidades.

O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2020 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, do Institut Français do Brasil e da Fundação Cultural Badesc. A coordenação é Marte Inovação Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

FloripAmanhã promove bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal

26.10.2020

FloripAmanhã promove bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal

Fundação Cultural BADESC promove série de oito palestras virtuais gratuitas até o mês de dezembro

23.10.2020

Fundação Cultural BADESC promove série de oito palestras virtuais gratuitas até o mês de dezembro

CDL Jovem de Florianópolis promove evento on-line “Mulheres que Inspiram”

23.10.2020

CDL Jovem de Florianópolis promove evento on-line “Mulheres que Inspiram”

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.