spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Prefeitura vai implantar Hospital de Olhos

SaúdePrefeitura vai implantar Hospital de Olhos
spot_img
spot_img

Compartilhe

Florianópolis vai implantar, no menor prazo possível, um hospital de olhos para atender todos os 22 municípios da região. O compromisso foi assumido, nesta sexta-feira, pelo prefeito da Capital, Dário Berger, durante uma reunião com o secretário municipal da Saúde, João Cândido da Silva, o consultor do Consórcio Hospitalar da Catalunha, Jordi Campo, e o presidente da Associação Catarinense para a Integração do Cego, Adilsin Ventura.

O grupo espanhol ficará encarregado de apresentar um estudo indicando os passos a serem tomados para a efetivação do projeto, de forma a otimizar custos sem perda na qualidade do produto a ser ofertado à população. “A saúde deve ser sempre a prioridade de um governante, mesmo porque essa é uma exigência da população”, avalia o prefeito.

O Hospital de Olhos será implantado em parceria com a ACIC, que deverá se credenciar junto ao Ministério da Saúde como prestadora de serviços para o SUS. A unidade vai ser construída no terreno pertencente à Associação no bairro do Saco Grande. “A região da grande Florianópolis tem algo como 70 mil pessoas com algum tipo de deficiência visual e que precisam de um atendimento deste tipo”, destacou o presidente da ACIC, Adilson Ventura.

O Consórcio Hospitalar da Catalunha, na Espanha, administra 32 hospitais e 87 instituições na área da saúde e é formado pelas prefeituras daquela província e entidades de caráter privado sem fins lucrativos.

Com presença em 22 países, o grupo responde hoje por 260 projetos em todo mundo. Destes, 60 fora da Espanha. Somente na área de hospitais, oferece atualmente mais de seis mil leitos e 13 mil profissionais. “ A oferta de vagas para internação é maior que a do Estado de Santa Catarina , com menos profissionais”, lembra o secretário de Saúde de Florianópolis, João Candido da Silva, que considera este um dado positivo em termos de administração.

Ele lembra que o CHC tem condições de agilizar, junto aos organismos internacionais de financiamento, a verba para a implantação do Hospital de Olhos de Florianópolis. “ Ainda não temos o valor, isso vai depender do projeto!”, explicou o secretário. A unidade atenderá pacientes através do Sistema Único de Saúde, que repassará os recursos conforme a demanda.

Consultas

Segundo o secretário de Saúde, nos primeiros 15 dias do Mutirão Pela Saúde, cerca de três mil pessoas já foram atendidas na área de oftalmologia. A fila inicial da especialidade em Florianópolis era de 10 mil usuários, mas, com a divulgação da atividade, passou para 13 mil. “São pessoas que não acreditavam que seriam consultadas e que voltaram a confiar no serviço público”, avalia ele, prevendo que, até novembro deste ano, o atendimento aconteça em tempo real.