spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Prefeitura promove sessão de cinema na praça do Estreito

VariedadesPrefeitura promove sessão de cinema na praça do Estreito
spot_img
spot_img

Compartilhe

O projeto Cinema nas Comunidades será realizado nesta quarta-feira (22/07), na Praça Anízio da Silveira Machado, em frente ao Ginásio de Esportes Carlos Alberto Campos, no Estreito. A partir das 19h, os moradores da região vão poder se divertir com a comédia “Saneamento Básico, o Filme” e, em outra exibição, conhecer a história de “Ângelo, o Coveiro”. A promoção é gratuita e visa ampliar o acesso da população à linguagem cinematográfica, adaptando espaços urbanos em Florianópolis. A programação integra as comemorações dos 22 anos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

A iniciativa abrange cinco exibições gratuitas em locais públicos como praças, praias, escadarias e ruas nas regiões Norte, Sul, Leste, Centro e Continente, em Florianópolis. O projeto pretende viabilizar o acesso gratuito a produções cinematográficas brasileiras para pessoas que normalmente não utilizam o cinema como canal de informação. São parceiros na promoção a Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Fundo Municipal de Cinema, Cinemateca Catarinense, Programadora Brasil e Casa de Cinema de Porto Alegre.

Antes de ser levado à Praça Anízio da Silveira Machado, na região continental, o projeto Cinema nas Comunidades já foi mostrado na escadaria do Teatro da UBRO (Centro). Os filmes serão exibidos também na Armação do Pântano do Sul, no Sul da Ilha (25/07); Ingleses, na região Norte (30/07); e Lagoa da Conceição, no Leste (2/08). Durante a sessão de cinema, os postes de iluminação situados nas imediações serão desligados por uma equipe técnica e haverá apoio da Guarda Municipal. Em caso de chuva, o projeto será transferido para um espaço coberto, situado nas proximidades.

A agenda de exibições inclui a apresentação do curta-metragem catarinense “Ângelo, o Coveiro”, filme de ficção interpretado e dirigido por Renato Turnes, que conta a história do simpático e solitário Ângelo, que trabalha como coveiro no Cemitério do Itacorubi. Em seguida será apresentado o longa-metragem “Saneamento Básico, o Filme, uma comédia com direção de Jorge Furtado que aborda a mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico, e que inspiram a realização de um vídeo de ficção científica.

Ficha Técnica

Filme: Ângelo, o Coveiro

(Filme disponibilizado para o evento pela Cinemateca Catarinense)

Direção: Renato Turnês

Produção: Vinil Fimes

Duração: 20 minutos

Elenco: Renato Turnês, Gláucia Grigolo, Paulo Vasilescu, Malcon Bauer, Milena Moraes, Cristina Kogli e Leeloo

Sinopse: Ângelo é um coveiro soturno e atrapalhado. Cercado por assombrações e pelos perigosos habitantes do mundo dos vivos, suas jornadas de trabalho são aventuras do outro mundo. O show de um solitário palhaço expressionista.

Filme: Saneamento Básico, o Filme

(Filme disponibilizado para o evento pela Casa de Cinema de Porto Alegre, numa parceria com a Cinemateca Catarinense)

Direção: Jorge Furtado

Duração: 112 minutos

Elenco: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia,

Janaína Kremer, Lázaro Ramos, Paulo José e Tonico Pereira

Sinopse: A mobilização da comunidade da Linha Cristal por obras de saneamento básico se transforma na realização de um vídeo de ficção científica. Os moradores solicitam a obra junto à prefeitura, que reconhece a legitimidade do pedido, mas não possui recursos para a execução do projeto. Por outro lado, dispõe de R$ 10 mil para produção de um vídeo de ficção, cuja verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida aos cofres públicos. A comunidade decide fazer um vídeo de ficção sobre a história de um monstro, ambientada nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para viabilizar a obra.

Foto (Saneamento Básico) Crédito: Fábio Rebelo