Fiscais vão verificar se veículos estão com documentação regularizada e dentro das normas do CTB
Com o início das aulas nas escolas das redes pública e particular, a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais está intensificando a vistoria dos veículos que fazem transporte escolar na Capital.
As blitze buscam averiguar normas de segurança e documentação das vans e ônibus escolares, sobretudo quanto à falta de cintos de segurança e presença do monitor que auxilie o embarque e desembarque das crianças, além do selo de vistoria semestral, inscrição lateral e demais adaptações exigidas pelo Código de Trânsito brasileiro.
Nesta semana, a fiscalização será educativa e os operadores serão apenas avisados. A partir da semana que vem, no entanto, quem desobedecer às regras será autuado.
A Secretaria alerta os pais quanto à necessidade de averiguar se o operador está registrado na Prefeitura, que mantém um rigoroso controle sobre o setor, com vistorias semestrais feitas em empresas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), cadastramento e fiscalizações rotineiras.
Também por questões de segurança, todos os condutores de transporte escolar são obrigados a passar por treinamentos e reciclagem. Nesses cursos têm noções de direção defensiva, primeiros socorros, relações humanas e de mecânica de carros. Os operadores precisam, ainda, apresentar apólices de seguro para trabalharem na área. Além do seguro normal, os veículos do transporte escolar contam com um especial para os passageiros que cobre possíveis despesas médicas e hospitalares em caso de algum acidente.
Cabe ao monitor, além de cuidar dos alunos dentro do ônibus, dependendo da idade, pegar a criança no portão de casa e conduzir ao veículo e ainda acompanhar até as dependências do estabelecimento de ensino. Na volta para casa o procedimento deve se repetir.
A Secretaria de Transportes orienta os pais que têm alguma dúvida sobre o serviço a entrarem em contato com a coordenadoria de Transportes Especiais, pelo telefone 3251-6927, para solicitar informações. O setor atende o público das 13 às 18 horas e funciona na rua Conselheiro Mafra, 565, 10° andar, sala 1003.