O presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cléverson Siewert, reuniu-se nesta terça-feira, 22, com o prefeito Cesar Souza Jr. para conhecer o projeto de implantação de rede subterrânea de energia elétrica no Centro Histórico de Florianópolis. As obras, dentro do quadrilátero delimitado pela praça XV, pelas ruas Antônio Luz e Fernando Machado e pela Avenida Hercílio Luz, compreendem um trecho de 1.670 metros e foram orçadas em R$ 8.754.817,17. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital.
Siewert aprovou o projeto e comparou-o a iniciativas semelhantes desenvolvidas pela empresa em São Francisco do Sul, Blumenau e Joinville. O presidente da Celesc disse acreditar que até o final do ano as obras podem ser iniciadas. O prazo de execução é de 270 dias.
Para o prefeito, a implementação do cabeamento subterrâneo é importante para complementar a grande intervenção que a Prefeitura está fazendo no Centro Histórico, com previsão de restauro do casario, das ruas e passeios e com ações para transformar a região em corredor cultural e gastronômico, promovendo sua revitalização física e econômica. O projeto deve contar com recursos do PAC das Cidades Históricas.
Estarão envolvidas no projeto de rede subterrânea especificamente as ruas Antônio Luz, Tiradentes, João Pinto, Victor Meirelles, Fernando Machado, Saldanha Marinho, Nunes e Travessa Ratcliff.