Em coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira, 25, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, afirmou não ver motivo que justifique a paralisação dos funcionários da Comcap, deflagrada no meio da manhã, e que R$ 12,8 milhões foram investidos em modernização da Comcap de 2013 até agora.
De acordo com o prefeito, toda a folha de pagamento está em dia e não há nenhum trabalhador prejudicado pelo refinanciamento do INSS. Quanto à reivindicação de sucateamento da empresa, o prefeito trouxe um relatório com quatro páginas contendo itens dos quais receberam grandes investimentos.
“Nunca na história da Comcap se investiu tanto em equipamentos novos, foram quase R$ 13 milhões de investimentos e 25 novos caminhões. A paralisação é fruto de um sindicalismo irresponsável que quer atingir a figura do prefeito e acaba atingindo a cidade inteira”, disse.
Segundo o diretor-presidente da Comcap, Marius Bagnati, por enquanto a adesão é baixa: dos 1,7 mil trabalhadores, cerca de 40 estão em manifestação nesta manhã.
“Além de os pagamentos estarem em dia, os caminhões são novos e alguns, inclusive, têm ar condicionado. Não há sucateamento, muito pelo contrário”, diz Bagnati.
O prefeito anunciou que será realizado o corte dos dias parados na folha de pagamento daqueles que não se apresentarem ao trabalho.
“Não podemos deixar que uma cidade inteira seja prejudicada por um pequeno grupo de sindicalistas”, ressaltou.
Apelo
O prefeito pede aos moradores que durante estes dias de paralisação colaborem com a cidade evitando deixar seu lixo nas calçadas.
“Pedimos a compreensão da população nestes dias, vamos buscar apoio do Judiciário para que serviço retorne sua normalidade, até lá contamos com a colaboração dos moradores”, disse.
Segundo dados da Comcap, em apenas um dia de paralisação, 500 toneladas de lixo deixarão de ser recolhidas.
Investimentos
– 16 caminhões coletores de resíduos – R$ 5,5 milhões (13 compactadores com investimento de R$ 4,6 milhões e 3 baús com investimento de R$ 813 mil)
– 2 caminhões roll-on-roll-off (com caixas estacionárias para resíduos volumosos como poda) R$ 594 mil
– 1 caminhão sucateiro para coleta exclusiva de materiais recicláveis como vidro R$ 350 mil
– 3 caminhões poliguindastes para remoção de caixas estacionárias (tipo brooks) R$ 597 mil
– 3 vans para maior conforto e segurança no transporte de pessoas R$ 465 mil
– 3 minicarregadeiras R$ 270 mil
– 2 veículos elétricos para limpeza urbana na área central R$ 40 mil
– 1 retroescavadeira R$ 280 mil
– 8 cortadores de grama giro zero R$ 250 mil
– 6 quadriciclos para limpeza da orla R$ 165 mil
– 41 caixas estacionárias R$ 1,2 milhão
Confira a lista completa de investimentos aqui.