Os semáforos instalados há cerca de 15 dias na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros, em São José, na Grande Florianópolis, já foram desligados pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito. Os equipamentos haviam sido colocados, em fase de teste, a pedido de empresários e comerciantes da região, que solicitavam mais opções de retorno depois que as conversões à esquerda foram proibidas ao longo da via.
Os resultados do teste foram apresentados em uma reunião, na manhã da última sexta-feira, 11, entre representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, o secretário de Governo, Guarany Pacheco, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Souza, e o presidente da Aemflo/CDL, Marcos Souza.
Durante duas semanas, foi realizado um teste com a reinstalação de semáforos no cruzamento da Avenida Leoberto Leal com a Rua Virgilino Ferreira, próximo ao Colégio Energia, e com a Rua Coronel Américo, próximo a Cantina Zabot. Porém, a pesquisa de satisfação apontou que 67,6% dos usuários da avenida ficaram muito insatisfeitos com a colocação de semáforos nestes pontos.
O Departamento de Trânsito também recebeu um abaixo assinado solicitando a retirada dos equipamentos. O documento, elaborado por representantes de diversos bairros da região norte do município, conta com 4760 assinaturas, fotografias do engarrafamento no local, vídeos e reportagens. Além disso, após a reinstalação dos semáforos, a Ouvidoria Geral da Prefeitura de São José registrou 42 reclamações em relação aos congestionamentos e atrasos gerados.
A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, explica que o novo teste causou uma insatisfação geral, pois os usuários do transporte coletivo voltaram a sofrer longas esperas nos ônibus no retorno as suas residências.
Andréa explica ainda que desde sexta-feira, 11, os semáforos já foram desligados e a reinstalação do gelo baiano deve ocorrer durante a noite, dependendo das condições climáticas.