O município de São José, na Grande Florianópolis, firmou convênio com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), do Governo Federal, e concluiu a instalação de nove pluviômetros automáticos para auxiliar o trabalho da Defesa Civil. As informações são da Secretaria de Comunicação da PMSJ.
Segundo o chefe da Defesa Civil Municipal, major Hilton Zeferino, os equipamentos serão utilizados no acompanhamento do volume de chuvas que caem no município, facilitando a tomada de decisões por parte da Defesa Civil e, principalmente, facilitando o acesso da população a informações referentes ao monitoramento de áreas de risco.
Somados aos seis equipamentos semi-automáticos que foram entregues no final do ano passado, o município conta agora com 15 pluviômetros que farão uma rede de monitoramento em São José.
O que é Pluviômetro?
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, granizo, neve,) precipitados durante um determinado tempo e local.
O pluviômetro semi-automático realiza de forma automática a medida e o armazenamento dos valores de intensidade e do acumulado de precipitação pluviométrica que ocorre sobre o local em que está instalado.
A leitura destes valores pode ser realizada diretamente em um visor digital, ou display, sendo que o sistema de armazenamento de dados permite a conexão de um dispositivo externo para a retirada dos dados armazenados.
Os pluviômetros automáticos possuem módulo de transmissão automática de dados ou outro tipo de subsistema de telecomunicações. Ele é capaz de transmitir em tempo real a leitura das condições climáticas.