A Prefeitura de São José abriu a licitação para construção do trapiche e revitalização da orla da Praia do Balneário Guararema, na Ponta de Baixo. As empresas de engenharia interessadas em concorrer devem entregar os envelopes com as habilitações até as 14h do dia 4 de janeiro de 2016. As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura de São José.
Os trâmites licitatórios devem ser concluídos até o final de janeiro para que a empresa vencedora comece as obras no início de fevereiro, com prazo de cinco meses para o término da revitalização de toda a orla. O projeto foi apresentado aos moradores em uma audiência pública realizada no dia 11 de agosto deste ano.
Segundo o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade, o objetivo é voltar novamente a cidade para o mar, despertando o interesse da população para a cultura de São José. “Com a obra da Casan na região do entorno da Praia da Guararema, esperamos que dentro de alguns anos o mar volte a ser próprio para banho, gerando desenvolvimento econômico para o turismo e gastronomia da região”, salienta Rodrigo de Andrade.
O pedido para a construção de uma área de lazer e revitalização do espaço para a comunidade foi apresentado por moradores do bairro Ponta de Baixo durante o projeto Fala, São José! realizado no local. Com 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, o trapiche será construído com concreto e PVC para garantir a durabilidade e segurança do equipamento, que poderá receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar para os pescadores, que terão um espaço exclusivo para guardarem os barcos de pesca.
Na orla da praia, será construído um deck de 150 metros de comprimento e 2,5 metros de largura na extensão da faixa de areia, recuo para embarque e desembarque de transporte marítimo, quadra de vôlei de praia, academia ao livre para a prática de atividades físicas, mobiliário urbano com bancos, mesas e lixeiras, iluminação pública, pavimentação em paver, respeitando as normas de acessibilidade, sinalização e paisagismo.