A Prefeitura de Florianópolis disponibilizou um novo processo eletrônico de consulta de viabilidade para agilizar o processo de cadastro e realização de consultas como viabilidade, construção, reforma, etc. As respostas serão igualmente encaminhadas por via eletrônica, reduzindo prazos e acabando com esperas que chegavam a até um ano. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital.
A novidade foi anunciada na última sexta-feira, 2, pelo prefeito Cesar Souza Jr., que também divulgou o calendário de oficinas regionais que serão realizadas em todas as comunidades da Ilha e do Continente.
Oficinas
Durante entrevista coletiva, o prefeito e o secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Dalmo Vieira Filho, divulgaram o cronograma de oficinas técnicas que já estava previsto quando da aprovação do Plano Direitor, no começo do ano.
Serão realizadas 21 oficinas técnicas a partir do dia 2 de julho, data em que também será feito o lançamento da Proposta de Planejamento Urbano Integrado de Florianópolis, envolvendo áreas de preservação ambiental, incremento das áreas de interesse social, inclusive projetos de habitação popular, valorização da orla marítima, das áreas de urbanização especial e das operações urbanas consorciadas. Ainda nesta data, será feito o lançamento dos planos setoriais de mobilidade, do setor Norte do município e de turismo.
Conselho da Cidade
A Prefeitura começou o processo de formação do Conselho da Cidade, que deverá contar com 100 membros, sendo 40% deles da administração municipal, 30% dos distritos e 30% de entidades privadas.
Os convites para participação no Conselho começarão a ser feitos a partir do dia 16 de maio, ou seja, dentro de duas semanas.
O prefeito, informou, ainda, que dentro de uma semana será assinado um contrato com a Fundação Getúlio Vargas para realização de concurso público para contratação de funcionários para a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDU), e órgãos a ela vinculados – Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM).