spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 fevereiro 2025

Prefeitura começa implantar academias da terceira idade

SaúdePrefeitura começa implantar academias da terceira idade
spot_img

Maquiagem, glitter e saúde ocular: o que você precisa saber antes da folia

Fantasias coloridas, maquiagem vibrante e muito brilho: o Carnaval...

Jornada de empresário de Florianópolis vira livro; Autistas serão beneficiados

A trajetória do empresário de Florianópolis Victor Conceição vai...

Bailinho de Carnaval promove diversão para a criançada no Shopping Itaguaçu

Evento pet friendly vai contar com Oficina de Confecção...
spot_img

Compartilhe

A Prefeitura de Florianópolis começou a implantar neste final de semana Academias para a Terceira Idade (ATI) em espaços públicos da Capital. Desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal do Continente e Fundação Municipal de Esporte, o programa tem por objetivo ajudar o idoso a manter sua saúde. Os primeiros equipamentos foram implantados sábado de manhã no Parque de Coqueiros e na avenida Beira Mar Norte, ao lado da sub estação da Companhia Catarinense de Água e Saneamento.

De acordo com o prefeito Dário Berger, os próximos espaços públicos contemplados com as ATIs serão o Parque Hortoflorestal do Córrego Grande, Centro Comunitário de Capoeiras, Praça Nossa Senhora de Fátima (Estreito) e o Complexo Esportivo da Gruta (Trindade).

A Academia da Terceira idade é formada por equipamentos de ginástica destinados a alongar e fortalecer a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. O uso correto dos equipamentos foi demonstrado pelo instrutor de educação física e gerente de esporte da Secretaria do Continente Adriano Stoteral. O professor aposentado, Ady Brígido Silveira, 81 anos, experimentou os aparelhos e aprovou: “É de fundamental importância a instalação destes aparelhos, pois eles são uma forma para o idoso manter a sus força física”.

Segundo estudos realizados por Postos de saúde nos bairros onde foram implantadas as academias, o número de consultas e consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade, diminuíram em 30%.