A proposta do Parque Urbano e Marina Beira-mar Norte irá avançar mais um passo na próxima quarta-feira, 2, quando será realizada a assinatura do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para que as pessoas físicas e jurídicas apresentem seus projetos, de acordo com as referências contidas no edital. A assinatura do documento será na sala de atos do Mercado Público, às 10h. As informações são da assessoria de imprensa da PMF.
A implantação do projeto se dará por meio de uma concessão comum, e será contemplada com espaço de recreação e lazer, além da marina com cerca de 500 vagas molhadas e capacidade para embarcações de no máximo 120 pés.
A região em que se planeja montar a estrutura tem como base estudos já realizados com relação a ordenamento náutico pela FloripAmanhã, e características como: o dimensionamento de quebra-mares e dragagem da região, referências topográficas, marés, correntes, ondas, embarcação de projeto, largura de canal de acesso, premissas adicionais adotadas, dados batimétricos e sísmicos, derrocamento e dragagem, aterro da área de estacionamento e áreas recreacionais, estas obtidas pelo estudo doado à Prefeitura pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).
Visitas técnicas foram realizadas no início do projeto em órgãos e entidades, para que tomassem conhecimento da iniciativa previamente, como: Ministério Público Federal e Estadual, SPU, AGU, CGU, Fatma, ICMBio e Capitania dos Portos. O grupo técnico, composto pelas áreas jurídicas, ambiental e urbanística, também foi conhecer de perto as instalações das marinas de Balneário Camboriú e de Itajaí.