fique por dentro de floripa

- Trânsito - Prefeitura anuncia nova tecnologia para os semáforos dos principais cruzamentos de Florianópolis

08.12.2017

Prefeitura anuncia nova tecnologia para os semáforos dos principais cruzamentos de Florianópolis

08.12.2017
Prefeitura anuncia nova tecnologia para os semáforos dos principais cruzamentos de Florianópolis
Foto: Carmelo Cañas/ DeOlhoNaIlha/ Arquivo

Foi assinado nesta semana o contrato entre a empresa Brascontrol Indústria e Comércio e a Prefeitura de Florianópolis para melhorar o funcionamento dos semáforos da cidade. A partir de agora são 60 dias para que os equipamentos sejam instalados, mas há garantia de empenho dos gestores da empresa para que esse tempo seja menor. 

Serão 35 controladores, que vão ser instalados nos cruzamentos de maior fluxo, garantindo mais vazão no sentido com maior tráfego. 

A tecnologia do aplicativo Maestro que fará o monitoramento de todos os semáforos da cidade em tempo real e também deve ser implantada na cidade até janeiro de 2018. Dessa forma será possível identificar automaticamente qualquer problema que ocorra e assim solucioná-lo com mais rapidez. A Engie vai fornecer a tecnologia gratuitamente para a prefeitura.
 
O estudo para criar essa tecnologia de gestão de semáforos e é considerada uma das mais modernas do mundo foi feito na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “A partir da instalação desse sistema adaptativo a sincronia será feita em tempo real, definindo assim o tempo de abertura e fechamento das sinaleiras”, detalha o prefeito Gean Loureiro. O aplicativo Maestro vai permitir que os técnicos da Diretoria de Operação de Trânsito saibam dos problemas que ocorrem nos equipamentos das sinaleiras e assim recebam a manutenção com maior eficiência.
 
A implantação dos novos equipamentos vai ocorrer durante o período em que 80% do fluxo de veículos se concentra nas praias e possibilitar que a instalação dos equipamentos seja feita nos principais cruzamentos da cidade, em particular no centro. “Importante também que agora a tecnologia e os equipamentos foram adquiridos e a prefeitura terá a gestão completa do sistema”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Nelson Gomes Mattos Jr.

As informações são da Secretaria de Comunicação da PMF. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

16.09.2019

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

03.09.2019

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

26.08.2019

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.