Uma iniciativa que propõe a discução entre a Prefeitura de Florianópolis e empresários sobre comércio, serviço, obras e a outros assuntos pontuais da administração municipal, foi colocada em prática na manhã desta quinta-feira, 31, na Prefeitura. A primeira reunião serviu para definir as primeiras linhas de atuação do grupo. Ficou definido que as reuniões acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês e que serão antecedidas por encontros prévios dos setores mais diretamente envolvidos em cada questão. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
Questões ligadas à aplicação do Plano Diretor e a dificuldades operacionais de alguns setores responsáveis pela liberação de alvarás para a construção civil foram recorrentes. O prefeito pontificou que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), responsável pela liberação de obras, não faz concurso público há 35 anos. Informou que, há 20 anos, seu corpo técnico tinha 20 fiscais e que hoje são apenas sete.
Lembrou que será feito concurso para contratar 100 funcionários, “que vão entrar e colocar a máquina para funcionar”, e que está nos planos da Prefeitura colocar a SMDU e seus órgão subordinados – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) e Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) – para funcionar no mesmo prédio.
Participaram da reunião, pela Prefeitura, o prefeito, o secretário Dalmo, o procurador-geral do Município, Alessandro Abreu, e o secretário da SESP, João da Luz, além de técnicos da SMDU e do IPUF. Entidades presentes: FloripAmanhã, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC), Sinduscon, OAB/SC, CDL, ACE, Conselho Regional de Economia (Corecon/SC), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC), Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge/SC), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC), Sindicato da Habitação (Secovi/SC), Associação Comercial (Acif), além da Câmara Municipal, representada por seu presidente, César Faria.