spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Prefeito Cesar Souza Jr. escreve texto sobre manifestações

GeralPrefeito Cesar Souza Jr. escreve texto sobre manifestações
spot_img
spot_img

Compartilhe

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr., publicou na sua página no Facebook na tarde desta terça-feira,18, um texto se posicionando sobre a onda de manifestações que está ocorrendo pelo Brasil e estão programadas para Florianópolis.

O chefe do Executivo Municipal também encaminhou ofício ao secretário Municipal de Segurança pedindo que o trabalho da Guarda Municipal durante as manifestações locais se restrinja a defesa do patrimônio público, sem impedir a livre manifestação dos participantes.

Confira o texto na íntegra:

“Jovens estão prontos a tomar nas rédeas o futuro do país”, diz prefeito Cesar

Muito se critica a “apatia” da juventude pós cara-pintada. De 1992 pra cá virou chavão dizer que diferente dos jovens das décadas 70 e 80, combativas e idealistas, as gerações seguintes caracterizavam-se pelo consumismo e individualismo. E pior com a internet, diziam, utilizada até então para frivolidades e mais consumo.

Pois eis que surge este movimento inesperado. Começa com uma questão de tarifa de ônibus, e transforma-se numa enorme ação de combate a corrupção, aos gastos excessivos da copa, de celebração da mobilização coletiva. Resgatou-se a rua como ambiente de luta. Os jovens deixam bem claro que estão prontos a tomar nas rédeas o futuro do país, e mais, sua revolta com o atual estado das coisas.

No início, diziam que algum grupo político devia estar por trás de tudo, subestimando, mais uma vez, a juventude do país. Agora caiu a ficha, trata-se algo de fato, espontâneo, nacional, forte, articulado entre indivíduos mais que entre grupos.
Em algo tão grande, excessos existem, alguns chocantes e lamentáveis. Covardes por vezes utilizam-se de grandes aglomerações para praticar atos de vandalismo e agressões. Mas a imensa maioria foi pacífica, unida e decidida.

Na tarde e noite desta terça-feira Florianópolis entra no roteiro das manifestações. Que tenhamos um forte ato de cidadania, de democracia, de participação popular jovem em favor de causas comuns e mudanças. Que não permitamos aos vândalos o protagonismo de algo tão belo como a mobilização popular. Que não permitamos a nenhum grupelho político a apropriação de uma conquista única nos últimos anos: pensamento e ação em favor de causas.

Esse é um momento em que todo jovem sente a eletricidade do instante, a vontade de participar. Fazer parte de algo maior que sí mesmo, agir. Isso é salvar a reputação de uma geração. Boa manifestação, serenidade e paz.

Cesar Souza Júnior, prefeito de Florianópolis