spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Prefeito apresenta, em Brasília, projetos para melhoria da mobilidade urbana de Florianópolis nesta terça-feira

GeralPrefeito apresenta, em Brasília, projetos para melhoria da mobilidade urbana de Florianópolis...
spot_img

ACIF conquista prêmios de excelência em gestão e inovação em Santa Catarina

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) comemora importantes reconhecimentos...

Por que escolher uma instituição financeira cooperativa?

Elas se destacam pelo impacto positivo na comunidade local...

BRDE vai premiar startups vencedoras do programa de aceleração

Encerramento do BRDE Labs SC Growth 2024 acontece no...
spot_img

Compartilhe

O prefeito Cesar Souza Jr. retorna a Brasília nesta terça-feira, 6, na companhia do secretário municipal de Obras Domingos Zancanaro, para a apresentação da proposta de Florianópolis para o PAC 50 – Mobilidade Urbana. A iniciativa faz parte do conjunto de ações que viabilizará a liberação de recursos da ordem de R$ 50 bilhões para 26 municípios habilitados, com população entre 400 mil e 700 mil habitantes. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O prefeito esteve na capital federal em 23 de abril, em reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, quando foram apresentados os critérios de seleção para obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

A proposta de Florianópolis, com valor estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, visa à implantação de obras que priorizem o transporte público. Entre elas, estão a implantação de corredores exclusivos para ônibus, melhoria e ampliação dos terminais, substituição de pontos, instalação de dez estações de embarque e desembarque com estrutura adequada aos usuários, corredores preferenciais e utilização de binários.

Também fazem parte da proposta da Capital para o PAC 50: 85 km de ciclovias, 205 km de calçadas e passeios, 198 km de qualificação de vias, implantação de plano inclinado funicular (bonde via cabo para ruas com escadarias e de difícil acesso), estudo para atracadouros de transporte marítimo, ampliação do sistema de monitoramento de transporte e trânsito e integração do transporte coletivo com o sistema de teleférico, além da continuidade da Avenida Beira-mar Continental – via corredor metropolitano – até a BR-101.

Levantamento da Secretaria Municipal de Obras indica que, na última década, a população de Florianópolis cresceu 23%, enquanto o número de veículos aumentou 42%. Outro dado é a diminuição de aproximadamente 7% no número de pessoas que utilizam o transporte público.