Pré-estreia do filme Segurança Nacional acontece nesta terça-feira (10), no Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado – Florianópolis.
O filme de longa-metragem “Segurança Nacional – A Ameaça”, dirigido pelo cineasta catarinense Roberto Carminati, e com grande elenco, será apresentado pela primeira vez, na terça-feira (10), em Florianópolis. A pré-estreia, que contou com apoio cultural do Governo do Estado, acontecerá as 15 horas no Teatro Pedro Ivo. O lançamento do longa será fechado para convidados e contará com a presença de autoridades, além dos produtores do filme e parte do elenco.
Dentro da política de tornar Santa Catarina mais conhecida no cenário nacional, o filme recebeu incentivo de R$ 500 mil do Governo do Estado através do Funcultural, aprovados em novembro de 2007. Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Gilmar Knaesel, tanto o cinema nacional quanto internacional são vitrines para Santa Catarina.
O filme conta a história de um agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que atua junto às Forças Armadas e a polícia para defender as fronteiras do país contra a ameaça de um traficante de drogas, que coloca em risco toda uma nação.
Dirigido pelo catarinense Roberto Carminati e produzido em parceria com o paulista Érico Ginez, Segurança Nacional é um filme de ação que retrata de forma fiel o trabalho do Exército, da Força Aérea e da Abin. A produção conta com grande elenco e é estrelado e protagonizado por atores como Milton Gonçalves, no papel de presidente da República, Thiago Lacerda como agente da Abin, Ângela Vieira como diretora da Abin, Gracindo Jr. interpretando o senador Dauro, Aílton Graça como agente da Abin e Viviane Victorette no papel de namorada de Marcos, personagem de Thiago Lacerda.
Com grande parte do filme produzido e gravado na cidade de Florianópolis, com forte apoio de empresas catarinenses, o local escolhido para a primeira apresentação do longa-metragem foi o Teatro Pedro Ivo, junto à sede do Governo do Estado, em Florianópolis.
Entre as instituições que apoiaram a produção foram confirmadas as presenças de representantes do Ministério da Defesa, Exército, Força Aérea, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria de Segurança Pública do Estado de SC, Policia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros de SC.
Por Jornalista Evandro Baron