A empresa Rorh Paisagismo e Jardinagem começou o serviço. Ontem, 10 pessoas trabalharam para recolher lixo, cortar galhos de árvores e tirar plantas que serão substituídas. O material encheu três caminhões.
– Daqui a trinta dias é que ela vai ficar top – promete o dono da empresa, Rogélio Rohr.
A equipe foi contratada por um ano pelas empresas Koerich e Carioca Calçados, que adotaram a Praça XV. Depois desta primeira etapa, um funcionário ficará responsável pela manutenção do espaço. Ele vai regar, varrer e tirar as ervas daninhas.
– A cada 15 dias uma equipe de apoio ajudará este funcionário para que seja feita uma limpeza mais completa – explica Rohr.
A polêmica da Praça XV começou depois que a prefeitura levantou a ideia de cercá-la por causa dos mendigos que dormem no local. Comerciantes da região reclamam que algumas pessoas, além de sujarem o espaço, usam e traficam drogas no local.
Nesta semana, foi assinado um protocolo de intenção entre a prefeitura da Capital, o Ministério Público, a ONG FloripAmanhã, Koerich e Carioca Calçados.
A Polícia Militar também se comprometeu em melhorar a segurança da praça, feita por câmeras. Ontem à tarde, já se observava um carro com policiais no local.
(
, 19/03/2010)