spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Praça Forte São Luís passa a integrar o movimento Floripa Faz Bem

GeralPraça Forte São Luís passa a integrar o movimento Floripa Faz Bem
spot_img
spot_img

Compartilhe

NSC une-se ao Grupo Habitasul e à Prefeitura de Florianópolis e abraça a praça Forte São Luís (Foto: Tiago Ghizoni/NSC Total)


Quem frequenta a Beira-Mar Norte na esquina com a avenida Mauro Ramos tem um novo ambiente para viver a cidade. Com 2 mil metros quadrados, a nova Praça Forte São Luís tem cadeiras, árvores e canteiros, além de um círculo central com chafarizes. O espaço tem uma forte ligação histórica com Florianópolis, fundamental para proteção de invasores nos anos em que esteve ativo.

Compreendendo a importância de preservar a memória do local e ressignificar espaços públicos, a NSC une-se ao Grupo Habitasul e à Prefeitura de Florianópolis e abraça a praça Forte São Luís com o Movimento Floripa Faz Bem. O termo de cooperação foi assinado nesta sexta-feira (18) pelo prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, o Presidente da NSC, Mário Neves, e Sérgio Ribas, diretor-presidente do Grupo Habitasul.

“Para nós do Grupo Habitasul a adoção da Praça do Forte São Luís representa uma retribuição a Santa Catarina e a Florianópolis por ser o lugar onde encontramos, há várias décadas, a oportunidade de desenvolver nossos negócios, e fazer parte do movimento Floripa Faz Bem só amplia essa retribuição”, afirma Sérgio Ribas, diretor-presidente do Grupo Habitasul.

Batizado de Forte São Luís da Praia de Fora, a fortaleza foi erguida em 1771 e defendeu o território até 1839, quando foi a leilão. O local tinha bateria de canhões, paiol de pólvora, quartel da tropa, cozinha e a casa do Comandante. Com a demolição, o local serviu de área livre e largo. O espaço foi cedido para a prefeitura em 2018 pelo Exército, através da 14 Brigada de Infantaria, em Florianópolis.

“Adotar uma praça pública para mantê-la bem cuidada e ajudando a promover os encontros da cidade é um gesto de amor a Floripa. Por mais empresas cidadãs que queiram abraçar nossos espaços”, afirma o prefeito Topázio Neto.

Com a cessão ao município, a construção da praça recebeu investimentos público-privados entre prefeitura e o Grupo Habitasul, com projeto doado pelo Beiramar Shopping e assinado pela arquiteta Juliana Castro, do Escritório JA8. Foram cerca de seis meses para finalização da obra, que seguiu inspirações de design do antigo Forte. O novo local foi entregue à comunidade no aniversário de 350 anos da Capital, em março deste ano, e mantém o nome dado à antiga fortaleza.

“Unir a Praça Forte São Luiz ao movimento Floripa Faz Bem está alinhado ao DNA da NSC, de valorizar e dar luz às manifestações locais”, afirma Mário Neves.

O Movimento Floripa Faz Bem integra os movimentos regionais que dão mais pertencimento ao público local, além levar a NSC para ainda mais perto dos catarinenses, gerando conteúdo com valor e ações que colaboram com o desenvolvimento do Estado.