A Operação Veraneio coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública conta com apoio da iniciativa privada este ano. Um exemplo são os postos de salvamentos patrocinados pela WOA Empreendimentos Imobiliários. A empresa patrocinou e implantou, dentro do projeto Além Muros, cinco postos salva-vidas na Capital. A ação é em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O projeto dos postos ecológicos construídos em madeira é da arquiteta e urbanista, Carla Fernanda Dias Biazoto.
Eles foram implantados em quatro praias da Ilha de Santa Catarina: um na Praia do Forte, um na Praia de Ponta das Canas, um na Praia da Cachoeira do Bom Jesus e dois na Praia Brava.
Afogamento: cuidados em rios, lagoas e praias precisam ser redobrados
Com as temperaturas em elevação, muitas pessoas procuram formas de amenizar o calor com banhos em rios, lagoas e praias. Porém, os mergulhos exigem cuidados. Crianças e adolescentes, por exemplo, precisam ser observados de perto pelos pais ou responsáveis.
“Crianças precisam estar sempre a um braço de distância dos responsáveis. Aconselha-se também o uso de coletes salva-vidas”, informou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Onir Mocellin.
Em relação aos adultos, também são necessários cuidados ao mergulhar em mares, lagos e rios. Deve-se ficar atento para não entrar na água após as refeições e também no caso de ter ingerido bebidas alcóolicas.
“A maior incidência de mortes por afogamentos está associada à ingestão de bebida alcóolica. As pessoas perdem a noção de perigo, as habilidades de natação ficam reduzidas e, em caso de afogamento, a recuperação da vítima é muito difícil”, alertou Mocellin.
Para evitar acidentes, procure se banhar próximo aos postos de guarda-vidas, verifique as condições do local onde pretende mergulhar e não deixe a água ultrapassar a linha da cintura.