Sevocê possui um negócio, e este negócio é online, é muito provável que você deve conhecer o que seja o marketing digital, caso contrário, este artigo vai ser a chave de mudança para você começar a rodar as engrenagens da sua empresa de maneira lucrativa. Afinal, se você está nas redes e não pensa em Marketing Digital, então você está perdendo muito dinheiro.
Inúmeros donos de pequenos negócios não visualizam uma estratégia de Marketing Digital como ferramenta para alcançar novos objetivos. O motivo disso é porque pensam que as estratégias só servem para grandes empresas, quando, na verdade, isso tudo que chamamos Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de informações e ações feitas em diferentes meios digitais, com o objetivo de promover a sua empresa e produtos.
Se você tem uma empresa, possui redes sociais e quer promover seu negócio, então você está pensando em Marketing Digital, só não sabe disso ainda. Por isso, confira neste artigo porque você deve começar hoje a pensar de forma estratégica nos meios digitais e quais são os primeiros passos para isso.
Três maneiras de começar a investir no marketing online da sua empresa
Criar um blog
Neil Patel, o maior influenciador digital voltado para conteúdos de marketing digital, é um ótimo exemplo de como criar um blog pode converter conteúdo em boas vendas. Seu blog é um dos mais acessados atualmente, com diversos assuntos relacionados ao mundo digital, algo que você também pode facilmente adaptar para o seu nicho e tipo de negócio.
Construir textos, ou até mesmo contratar redatores freelancers que criem artigos sobre o seu negócio, com temas relacionados, é uma excelente estratégia. Uma loja de locação de casacos pode facilmente ter um blog que conte sobre destinos turísticos, a temperatura local ou melhores locais para viajar e atrelar esses temas aos produtos oferecidos por ela. Um escritório de arquitetura, por outro lado, pode produzir conteúdos focados nos últimos lançamentos do mercado de construção ou dicas de decoração, por exemplo, e linkar esses assuntos a serviços ou produtos oferecidos.
Agregar conteúdo a sua audiência
Você precisa entender que não se trata apenas de criar um blog e publicar diversos assuntos para seu público. Suas postagens precisam ser objetivas, originais e que agreguem valor a sua audiência, somente assim você poderá encantar o leitor e fazer com que leiam seu artigo até o final. Evite abordar temas repetidos, assuntos que fogem da sua audiência, e o mais importante de tudo, não copie assuntos de outros blogs. Preze sempre pela originalidade do artigo, além do plágio ser crime ele só fará com que seu blog fique mal posicionado no rank do Google e dificultará o acesso de novos visitantes ao site.
Investir nas redes sociais
Não há como fugir disso, se você quiser ter sucesso em seu marketing digital você precisará utilizar todo o arsenal de redes sociais que estiver disponível. Lembre-se que os leitores sempre estarão buscando por informações a respeito de sua empresa da maneira mais rápida e objetiva, e na maioria das vezes, muitos vão recorrer às redes sociais para saber mais sobre ela.
Tenha em mente que ao criar um perfil em uma rede social, como, por exemplo, o Instagram, você terá que mantê-lo sempre atualizado e em constante monitoramento, assim seus clientes ficarão sempre atentos às novidades que você postar.
Imagine que você tenha uma confeitaria, para ela você pode criar uma grade de programação de postagens e alimentar a sua rede social constantemente. Por exemplo, você pode postar fotos dos seus produtos, as avaliações dos clientes, fazer um reels mostrando o seu processo de produção, entre outros conteúdos.
Isso tudo interessa o possível cliente, lembre-se que sua rede social é a sua vitrine virtual, você deve expor seu produto da maneira mais atraente possível. Como dito anteriormente, você precisa estar ciente que assim como nos posts em seu blog, os posts nas suas redes sociais têm que entregar um conteúdo de valor e que seja útil para seu público.
Google Meu Negócio
Uma coisa muito importante para alavancar seu negócio e fazer um bom marketing digital é criar uma conta no Google Meu Negócio, assim é possível disponibilizar informações sobre sua empresa no Google e quando seu cliente pesquisar sobre ela, como horário de funcionamento, localização, valores e fotos dos seus produtos encontrará tudo de forma rápida e clara.
Conclusão
Mantenha sua estratégia de marketing digital simples e organizada. Esteja ciente que você encontrará milhares de maneiras para criar posts em seu blog ou nas redes sociais e centenas de dicas sobre como investir em marketing digital para seu negócio, mas não tente fazer tudo de uma vez só, pois isso fará com que a propaganda do seu negócio fique mais genérica.
Priorize fazer coisas simples como criar reels e postagens que tenham relação com seu negócio no Instagram, posts em seus blogs que sejam informativos e atraentes e vá entendendo qual tipo de conteúdo a sua audiência prefere, assim você sempre poderá estar ajustando e em sintonia com a seus clientes em potencial.