fique por dentro de floripa

- Turismo - Ponte Hercílio Luz salta para a segunda posição em ranking de avaliações online sobre atrativos turísticos de SC

03.03.2020

Ponte Hercílio Luz salta para a segunda posição em ranking de avaliações online sobre atrativos turísticos de SC

03.03.2020
Ponte Hercílio Luz salta para a segunda posição em ranking de avaliações online sobre atrativos turísticos de SC
Foto: A ponte está em 2º lugar no ranking de avaliações das atrações turísticas de Santa Catarina (Foto: Saul Oliveira/Santur)

A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, subiu para o 2º lugar no ranking estadual de avaliações online sobre as atrações turísticas de Santa Catarina.  Os dados são da Reviewr, start-up de gestão de comentários e avaliação online, que, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), emitiu um relatório completo sobre a reputação dos principais pontos turísticos do Estado. Em outubro de 2019, antes da reabertura, que aconteceu em 30 de dezembro, a Ponte Hercílio Luz ocupava a 23º posição.

A pesquisa foi dividida em três segmentos: atrativos turísticos, gastronomia e hospedagem.

Desde que o principal cartão postal dos catarinenses foi reaberto ao público, em 30 de dezembro de 2019, a percepção dos moradores e visitantes sobre  mudou consideravelmente. Inaugurada em 1926 e fechada para reformas desde 1991, a ponte foi reaberta após 28 anos. A população, que tinha uma visão pessimista sobre a obra, passou a fazer comentários positivos e de apoio à preservação da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e a região continental.

Em julho de 2019, a ponte recebia elogios referentes a sua beleza, porém era extremamente criticada pela questão que envolvia os recursos públicos destinados para a obra. Os comentários tecidos eram: "que a ponte era velha", "uma vergonha" e "que deveriam derrubá-la". A principal palavra negativa mais utilizada era “dinheiro”, seguido de “derrubada”, “público” e “vergonha”.

Em janeiro 2020, os dados confirmam que a situação modificou por completo, de acordo com o relatório. O monumento passou a receber mais elogios do que críticas. Adjetivos como “linda”, “cartão-postal” e “maravilhosa” passaram a ser utilizados pelos usuários das páginas analisadas. As críticas caíram consideravelmente e as palavras negativas praticamente desapareceram das redes sociais e demais plataformas. Constatou-se que, até dentro de reviews negativos, os internautas ainda elogiaram a ponte.

Aumento no número de comentários

Os gráficos comprovam o crescimento no volume de reviews recebidos pela Ponte Hercílio Luz após a reabertura ao público. Anteriormente, a ponte recebia em média 130 a 160 comentários por mês. Em janeiro, o volume foi de 1.491 avaliações, um crescimento de 800%. Também foi constatado o aumento no número de comentários positivos frente a negativos e neutros. É possível afirmar que, atualmente, a ponte está entre os principais atrativos de Santa Catarina.

Quando analisada a evolução mês a mês, com notas consolidadas, comprova-se novamente que a reputação da ponte melhorou. Em janeiro de 2019, a nota consolidada foi de 8,61, depois cresceu para 9,28 em agosto, e caiu para 8,77 em setembro e, por último, 8,71 em outubro. Em novembro, voltou a subir alcançando 9,02 e chegou ao pico em dezembro, o mês da reabertura, com 9,84. Em janeiro, a nota se manteve acima de 9,50, fechando o mês com 9,64, um resultado extremamente positivo, dentro do ranking da Reviewr.

Outro dado relevante mostra que, há quatro meses, a Ponte Hercílio Luz aparecia em 23º lugar, no ranking estadual, em quantidade de comentários recebidos. Atualmente, após a reabertura, ela está em 2° lugar, atrás apenas do Mercado Público, também em Florianópolis. Na sequência, aparece o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, com a 3ª colocação. 

A pesquisa considerou o período de 1° de julho de 2019 e 29 de fevereiro de 2020, antes e depois da reinauguração da Ponte Hercílio Luz. Os sites de interação pesquisados, chamados de fontes de reviews e dados são o Google Meu Negócio, Trip Advisor, Facebook, Foursquare e Yelp.

A Diretoria de Estudos e Inovação é a nova estrutura criada na Santur para realização de pesquisas, coleta, monitoramento e inteligência de dados do setor turístico. Em parceria com diversas entidades e empresas de tecnologia, visa fomentar a inovação e a criação de soluções para os problemas do setor.

Para mais informações, acesse: 
http://bit.ly/HercílioLuzRanking

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Programa Inovatur é lançado para promover a inovação no turismo de SC

26.10.2020

Programa Inovatur é lançado para promover a inovação no turismo de SC

SHRBS contesta anúncio do cancelamento do Réveillon oficial de Florianópolis

21.10.2020

SHRBS contesta anúncio do cancelamento do Réveillon oficial de Florianópolis

Vai viajar? Confira como higienizar corretamente a mala

09.10.2020

Vai viajar? Confira como higienizar corretamente a mala

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.