A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta terça-feira, 27, a primeira etapa de recuperação da ponte treliçada sobre o canal da Barra da Lagoa, que dá acesso à Prainha da Barra, no Leste da Ilha, para garantir maior segurança aos seus usuários. A estrutura metálica com piso de madeira, inaugurada em 2006, nunca havia passado por revitalização.
Nesta primeira fase, será executada a substituição dos 128 metros quadrados de piso de madeira com espessura de 4 cm, equivalente ao dobro de espessura do piso existente, que está danificado devido à ação do tempo e à utilização indevida. A ponte tem uma rampa de 28,20 metros, vão central com 32 metros e outra rampa com 20,20 metros.
Além disso, serão feitos pequenos reparos na tela de proteção, tipo alambrado, que apresenta avarias, comprometendo a segurança dos usuários. Tais obras foram incluídas no contrato de manutenção em vigor.
Segunda etapa
A segunda etapa de recuperação da ponte treliçada do canal da Barra da Lagoa ocorrerá após a temporada de verão. Nesta fase será feita a recuperação da estrutura metálica, tratamento anticorrosivo, adequação do guarda-corpo e corrimão, substituição da tela de proteção e pintura.