spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Policiais argentinos vão atuar em Floripa durante o verão atendendo turistas que falam espanhol

SegurançaPoliciais argentinos vão atuar em Floripa durante o verão atendendo turistas que...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Para promover a segurança dos moradores e turistas de Santa Catarina, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, 18, a Operação Veraneio edição 2017-2018, em ato em Florianópolis com a presença do governador Raimundo Colombo e de lideranças do setor. 

Como uma das novidades deste ano, a Operação Veraneio terá a participação de policiais argentinos, resultado de uma parceria entre Santa Catarina e a Província de Missiones, na Argentina. O representante da polícia argentina, comissário investigador Claudio Ludtke, explica que os profissionais argentinos atuarão no atendimento aos turistas que falam espanhol, dando suporte para eventuais ocorrências. Nesta edição, serão quatro policiais argentinos que falam espanhol e português, sendo dois atuando em Florianópolis e dois na região de Balneário Camboriú.

A Operação

Tradicionalmente organizada pelo Governo do Estado, esta é a maior operação integrada de segurança pública catarinense, com o envolvimento de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Departamento de Trânsito (Detran). No total, vai mobilizar 10.545 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do IGP, com atuação no Litoral e Interior do Estado.

A Operação Veraneio 2017-2018 abrange 61 municípios, sendo 29 balneários e 32 cidades com características turísticas como estâncias hidrominerais, fronteiras, entre outros. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) projeta investimentos de R$ 33 milhões, valores utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, etapa alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis.

Proteção e inclusão social

O Corpo de Bombeiros Militar realiza monitoramento, orientação e salvamento em praias e balneários. Para isso, há um reforço nesses locais com efetivo próprio do Corpo Bombeiro Militar e com guarda-vidas civis, voluntários que são treinados e atuam temporariamente para execução das atividades, recebendo ajuda de custo. Nesta edição, atuarão temporariamente em Santa Catarina cerca de 1.500 guarda-vidas civis e que serão movimentados outros 200 Bombeiros Militares, para cumprimento das escalas em praias e balneários.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Onir Moccellin, lembra que a corporação também trabalha iniciativas como o Projeto Golfinho, para atividades educativas com crianças e adolescentes, e o Projeto Acessibilidade, que leva para as praias pessoas com dificuldades de locomoção. Na edição passada, o Projeto Golfinho formou 5.692 crianças e a meta agora é envolver 7 mil participantes. E o Projeto Acessibilidade busca superar os 810 atendimentos da edição anterior, com a meta de atingir marca de 1.000 atendimentos nesta temporada.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, explica que a corporação também estará com um reforço de efetivo ao longo da Operação Veraneio nas cinco regiões de concentração dos trabalhos da corporação. Haverá, ainda, envolvimento da Polícia Militar Rodoviária nas áreas mais críticas.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, lembra que além de reforço nas delegacias de polícia civil também haverá o constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), das delegacias especializadas, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Haverá reforço policial nas Delegacias de Atendimento ao Turista do Aeroporto Hercílio Luz e na Rodoviária Rita Maria.

Três etapas de operação

Como nos anos anteriores, a operação veraneio será dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades sedes da operação. A pré-temporada iniciou no dia 5 de outubro; a alta Temporada começou no dia 15 de dezembro de 2017 e segue até 4 de março de 2018, com o maior reforço de pessoal, por todos os órgãos da Segurança Pública; e, por fim, a pós-temporada ocorre entre 5 de março e 15 de abril de 2018.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.