spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Polícia Militar ganhará reforço de 1000 novos soldados

SegurançaPolícia Militar ganhará reforço de 1000 novos soldados
spot_img
spot_img

Compartilhe

Um evento no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), na manhã desta segunda-feira, 30, marcou o inicio da formação de 1.000 novos soldados que reforçarão o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou a aula inaugural para os aprovados no concurso de edital número 15/CESIEP/2013, que agora iniciam o treinamento de oito meses. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, destacou que está é a primeira vez que 1.000 novos profissionais são contratados de uma só vez, em uma mesma turma. “Esse grupo soma-se aos outros 10.800 policiais militares do Estado, que formam uma grande família”, acrescentou. O comandante apresentou um breve perfil dos aprovados, ressaltando que todos têm curso superior completo, com destaques para as áreas de direito, administração e educação física; e idade média de 26 anos. São 940 homens e 60 mulheres. Dos 1.000 aprovados, 71% são catarinenses. Entre os soldados de outras regiões, estão principalmente vindos do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Agora, os aprovados serão encaminhados para suas bases e o curso de formação inicia no dia 7 de outubro. Serão oito meses onde eles receberão aulas de temas como Direitos Humanos, Técnica de Policiamento Ostensivo, Sociologia, Defesa Pessoal e Direito Penal. A conclusão do curso está prevista para maio de 2014, quando os novos policiais estarão aptos para a atividade de policiamento. Após o curso, o soldado deverá permanecer por um período mínimo de cinco anos na atividade operacional, desempenhando atividades externas, como em ações para preservação da ordem pública, e trabalhos administrativos.