A Polícia Militar de Santa Catarina está comemorando 179 anos nesta segunda-feira, 5, e preparou uma programação especial para marcar o evento. Na ocasião será realizada no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis, a solenidade de Passagem do Comando-Geral da instituição. O coronel Valdemir Cabral, atual subcomandante-geral, assumirá o Comando-Geral da Corporação no lugar do coronel Nazareno Marcineiro.
Após a solenidade, um coquetel comemorativo será realizado no Clube Barriga Verde dos Oficiais (ABVO), homenageando o novo comandante-geral e os policiais promovidos.
Histórico
A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina foi criada em 5 de Maio de 1835, por Feliciano Nunes Pires. A Força Policial, como se chamava, nascia em uma província considerada ponto estratégico militar para todas as nações que tinham interesses dirigidos para a América do Sul. A eclosão da Revolução Farroupilha, em Laguna e
Lages, exigiu o aumento do contingente, diante da possibilidade muito séria de também a Capital ser invadida pelas tropas gaúchas dos Farrapos. Era o episódio heroico de Anita e Giuseppe Garibaldi visto pelo outro lado – o monarquista.
Ao longo de todo esse tempo, a Polícia Militar atravessou vários períodos marcantes na história catarinense, como a participação na Guerra do Contestado, ocorrida em 1912, na Revolução Federalista de 1923 e, mais recentemente, nas grandes enchentes que assolaram o estado em 1984 e 2008.
Atualmente a Polícia Militar de Santa Catarina conta com um efetivo de aproximadamente 11.520 homens, distribuídos em todo o estado. Corporação modelo, modernizou sua gestão, focando em melhores ações de prevenção, segurança e proteção à comunidade catarinense.
Fonte: Site oficial da Polícia Militar de Santa Catarina