A Polícia Militar de Santa Catarina passa a contar com 362 novos soldados a partir desta sexta-feira, 10. A formatura, em Florianópolis, contou com a presença do governador Raimundo Colombo e de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
O curso de formação dos novos soldados foi realizado nos batalhões de Florianópolis, Lages, Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú durou nove meses. Durante o curso, os soldados tiveram instrução, participaram de estágios, escalas de serviço e diversas operações no campo da segurança.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, informou que de 2011 até agora, já foram realizados 22 concursos públicos com a homologação de cinco mil inclusões de servidores que assumem diferentes funções em todas as categorias de serviços prestados pela Segurança Pública.
Os novos soldados vão atuar em 11 regiões operacionais da Polícia Militar, em 56 municípios catarinenses. A lotação é definida seguindo critérios de quantidade do efetivo, população e número de incidência criminal.
Soldado morto em serviço por disparo acidental é homenageado como nome de turma
Todas as turmas que encerram o curso de formação escolhem um nome para identificar o grupo. Os formandos desta sexta-feira escolheram o cabo Leandro Rodrigo Niches. Natural de Florianópolis, Niches se formou como soldado da PM de Santa Catarina em setembro de 2006 e dois anos depois ingressou no Pelotão de Patrulhamento Tático do batalhão de São José. Ao longo da carreira foi reconhecido por atuar, com êxito, em diversas ocorrências relacionadas a roubo, tráfico de drogas e homicídio.
Em novembro de 2011, durante uma abordagem, ao se agachar, a arma que ele utilizava caiu do coldre e disparou acidentalmente contra ele. Niches não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo aos 26 anos. O pai e a irmã do soldado foram homenageados durante a formatura da turma.