A Policial Civil, por meio da Central de Investigação do Continente (CICON), deflagrou na manhã deste sábado, 9, a 3ª fase da operação Broken Box para cumprimento mandados de prisão preventiva. O alvo foi uma organização criminosa que atua na região do Morro da Caixa do bairro Capoeiras, em Florianópolis. O objetivo é cumprir 29 mandados de prisão preventiva.
Como resultado dos trabalhos investigativos foi comprovada a existência de uma organização criminosa, que age na região do denominado Morro da Caixa. A facção, dentre outros delitos, explora o crime de tráfico de drogas de forma armada, estruturada e com a participação de vários adolescentes.
Durante os últimos meses de trabalho foram realizadas três fases de operações policiais para cumprir as ordens judicias de busca e apreensão e de prisões temporárias, de prorrogação dessas prisões temporárias e, por fim, de prisões preventivas que foram decretadas pelo Poder Judiciário, após o recebimento da denúncia realizada pelo Ministério Público.
Nos autos do inquérito policial, composto por oito volumes, foram indiciadas as lideranças da localidade e os demais principais envolvidos na mencionada organização criminosa. No total, são, 27 indiciamentos, principalmente, pelos crimes de integrar organização criminosa e tráfico de drogas.
Após a remessa do Inquérito Policial, as prisões preventivas foram expedidas pela Vara Metropolitana de Florianópolis, que recebeu a denúncia elaborada pelo Promotor de Justiça da 39ª Promotoria de Justiça.