A Polícia Militar de Santa Catarina lançar nesta quinta-feira, 2, um aplicativo para tablets e smartphones, denominado PMSC Mobile, para a gestão dos atendimentos de ocorrências. O evento será realizado no 12º Batalhão de Polícia Militar, em Balneário Camboriú.
O aplicativo decorre de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Companhia de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC.
O PMSC Mobile será utilizado no policiamento motorizado, em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel e embarcada, composto por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados ao veículo, e nas demais modalidades policiamento (a pé, montado, bike, etc.), por policiais militares com smartphones ou tablets e a mesma impressora térmica portátil.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da PMSC, o aplicativo permitirá ao policial militar:
1. Consultar pessoas veículos, utilizando a integração com o SISP Móvel, desenvolvido pelo CIASC, e com o SINESP Cidadão, da SENASP;
2. Receber, no tablet ou smartphone, as ocorrências geradas pelo Sistema de Atendimento e Despacho de Emergências – SADE (telefone de emergência 190), com informações completas sobre o atendimento a ser realizado (tipo de ocorrência, nível de risco, detalhes do atendimento, etc.), incluindo a melhor rota para chegar ao local da ocorrência;
3. Elaborar os Boletins de Ocorrência da PMSC (Termo Circunstanciado, Acidente de Trânsito, Comunicação de Ocorrência Policial, etc.), imprimindo os comprovantes e documentos necessários no local do atendimento;
4. Coletar todas as informações sobre a ocorrência para subsidiar, posteriormente, o processo de análise criminal e o planejamento das ações de prevenção e repressão ao crime e à violência;
5. Registrar providências administrativas de trânsito (Auto de Infração de Trânsito, Auto de Retirada de Veículo de Circulação, Auto de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, etc.);
6. Visualizar no mapa as ocorrências em andamento na sua área de atuação, bem como o posicionamento das demais guarnições PM e das câmeras de videomonitoramento;
7. Consultar o conteúdo integral dos procedimentos operacionais padrão da PMSC, em caso de dúvida sobre o desdobramento de algum atendimento;
8. Registrar problemas de ordem pública constatados durante a atividade de policiamento, para posterior envio, por mensagem eletrônica, aos órgãos responsáveis (Prefeitura, CASAN, CELESC, etc.);
9. Consultar um quadro de avisos com informações atuais sobre veículos furtados/roubados, pessoas desaparecidas, foragidos, pessoas suspeitas e principais ocorrências; e,
10. Solicitar apoio de outras guarnições, em caso de agravamento da ocorrência ou risco para a guarnição ou terceiros, com o acionamento de um “botão de pânico” (P11) que informará a posição exata da guarnição à Central de Regional de Emergência.
Com exceção do recebimento de ocorrência, que funciona apenas online, todos os demais recursos permitem a utilização online e off-line.