A Polícia Militar de Santa Catarina receberá nesta quarta-feira, 19, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis sete obras raras do escritor, teatrólogo, jornalista e oficial da PM Ildefonso Juvenal, publicadas na primeira metade do século 20. A solenidade de entrega do material ocorrerá às 14h, na sala de ensaios da Banda de Música, no prédio do Comando Geral da Polícia Militar, na Capital. Os exemplares ficarão na Biblioteca da Academia de Letras da corporação.
O processo de transferência tem por objetivo promover a leitura dos livros pelos alunos e professores do Centro de Ensino da Polícia Militar, bem como da escola militar, contribuindo com os planos de ensino e currículos do ensino fundamental e médio, bem como dos cursos de formação e aperfeiçoamento de oficiais e praças.
As obras se encontram no acervo do projeto Floripa Letrada, que gratuitamente coloca à disposição dos usuários do transporte coletivo da Capital livros e revistas.
Serão repassados os livros “Relevo” (prosa-1919), “Páginas singelas” (prosa-versos-discursos-1929), “Conferencias sobre hygiene” (1935), “Teatro-obras completas” (1942), “Ensinando a ensinar errado” (1946), “À Nossa gloriosa Marinha de Guerra no dia maior de sua história” (1948) e “Contos de natal” (1952).
Em 2013, a SME transferiu para a PM a obra original "Paineis", lançada em 1918. O livro, que reúne poemas, versos, prosas e dramaturgia, foi restaurado e será exposto durante a solenidade.
Lançamento
Após a entrega das obras de Ildefonso Juvenal, acontece no Salão Nobre do Comando Geral o lançamento do livro “Ordem Pública Ambiental: atuação da polícia ostensiva na proteção do meio ambiente”, do tenente-coronel PM Valdez Rodrigues Venâncio.
O livro busca contribuir para o fortalecimento doutrinário acerca do tema do papel das polícias militares na proteção ambiental, servindo como base para futuras análises e discussões nesse âmbito, em direção a um ambiente cada vez mais protegido e saudável para presentes e futuras gerações.