O início da fase conclusiva do Plano Diretor Participativo (PDP) foi considerado um sucesso com a realização das oficinas de trabalho. Técnicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e do Instituto CEPA analisaram, em conjunto com representantes comunitários e associações representativas dos diversos segmentos da sociedade, as 33 macrodiretrizes que geraram o modelo urbano ambiental, políticas prioritárias e sistema de gestão do PDP.
Todo o material que está sendo analisado foi resultado das 1200 reuniões comunitárias realizadas durante a fase inicial do Plano.
“Finalmente estamos na discussão de um modelo de desenvolvimento sustentável que, a partir das leituras técnica e comunitária, definiremos diretrizes, estratégias, planos e projetos, além de um modelo de gestão e controle social do PDP”, explicou o presidente do IPUF, Átila Rocha.
As próximas oficinas do PDP serão realizadas durante os dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2010. Nos encontros, será analisada a aplicação do modelo às necessidades locais.