´Profissionais da escola e responsáveis pelos estudantes de 42 escolas da rede pública estadual escolherão, nesta quarta-feira, 18, o Plano de Gestão Escolar. Com a votação, o autor do plano assume a direção da escola até o final de 2015 e terá que colocar em prática as ações descritas no documento apresentado.
As escolas participantes deste processo estavam em situação de vacância da função de direção até o dia 28 de fevereiro, por isso a necessidade de processo de seleção de Plano de Gestão por meio de edital de inscrição. O processo terminará com a escolha democrática do novo gestor da escola.
As escolas poderiam ter um ou mais proponentes de Plano de Gestão Escolar. “Nas escolas com apenas um proponente a comunidade vai optar entre aceitar ou rejeitar o Plano. Nas demais será preciso escolher o plano que melhor se adaptar à realidade escolar”, explica a coordenadora do processo, Maristela Fagherazzi.
As demais escolas não precisaram passar pela escolha, mas todos os diretores foram orientados e tiveram que elaborar e entregar o Plano de Gestão Escolar até o dia 17 de abril. Neste momento, todos os Planos estão sendo analisados por consultores especializados.
Em 15 de outubro do ano passado, a Secretaria de Estado da Educação publicou o decreto nº 1.794, que prevê a formulação de um Plano de Gestão Escolar a ser aprovado pela comunidade escolar para que o seu autor passe a exercer o cargo de diretor da escola.