spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Pita Camargo comemora três décadas de carreira com exposição no MASC

VariedadesPita Camargo comemora três décadas de carreira com exposição no MASC
spot_img
spot_img

Compartilhe

Pita Camargo abra nesta quarta-feira, 9, a mostra “Vinte Seis – Menos Um” no Museu de Arte de Santa Catarina. Composta de 26 esculturas em mármore e granito, a exposição abre às 19h30 com dois trabalhos, um mármore e um granito, expostos na entrada do Centro Integrado de Cultura, e o restante na sala expositiva. A entrada é gratuita.

A mostra na Capital do Estado ganha curadoria e texto de João Otávio Neves Filho.Inserida no projeto Obra e Tempo/Pita Camargo, a mostra no Masc encerra um circuito realizado em três etapas. A primeira ocorreu no final de 2013, em Blumenau, a segunda em Criciúma no último mês e a terceira, no Museu de Arte de Santa Catarina. Pita apresenta uma produção que segue com uma reflexão sobre a arte e o tempo, um tema caro em sua trajetória.

A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Fundo Cultural (Funcultural) e da Fundação Catarinense de Cultura.

Breve biografia

Pita Camargo nasceu em abril de 1966, em Blumenau. Morador de Gaspar, o desenhista, gravador e escultor atua desde 1982 no circuito artístico de Santa Catarina com participações sucessivas em mostras individuais, coletivas, leilões, ações corporativas, beneficentes e em eventos de caráter internacional. Em constante aprimoramento, alicerça seu currículo com cursos de renomados, como Maria do Barro, Elvo Benito Damo e José Resende, entre outros.

Dedicado, estuda escultura, modelagem e forma, prática artística que adota com maior dedicação. Em 2001 realiza uma individual no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e integra o 1º. Simpósio Internacional de Escultura no Brasil, em Brusque. Criador de murais, monumentos, painéis, com esculturas em espaços públicos de Blumenau, Pomerode, Joinville, Florianópolis, São Paulo e Curitiba, também assina trabalhos instalados em escolas, condomínios particulares e outras instituições. Entre o figurativo e o abstrato, sua produção resulta em riqueza de expressões capazes de tocar os espectadores de diferentes modos.