spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Piloto catarinense vence o GP de motonáutica em Floripa

EsportesPiloto catarinense vence o GP de motonáutica em Floripa
spot_img
spot_img

Compartilhe

Florianópolis – Emoção e muita torcida marcou a primeira etapa do campeonato brasileiro de motonáutica Stock Boat, no GP de Floripa. O piloto catarinense Jackson Herzmann (na foto acima), da equipe RedStar Racing, novato na categoria, subiu ao pódio e foi ovacionado por um público estimado pela Polícia Militar em oito mil pessoas, que vieram prestigiar a prova deste domingo, na Av. Beira Mar Norte.

Já na primeira bateria Jackson largou com garra e antes de completar a primeira volta ultrapassou o bicampeão Paulo Renha, e permaneceu atrás de Paulo Rabelo, o vencedor da bateria. A disputa ficou mais acirrada após a parada de alguns barcos por problemas de motor, como os enfrentados pelos pilotos Elias Andrade e os catarinenses Marcelo Scremin e Marcelo Foloni, este decidindo abandonar a prova por falta de condições mecânicas do barco. Quase ao término da bateria, Renha faz uma manobra errada, seu barco quase capota, é cuspido no mar, e acaba a bateria em oitavo lugar.

A inversão da ordem de largada foi o momento mais esperado da etapa. Renha foi o segundo a largar já que Foloni não estava no páreo, e ele aproveitou a posição para ganhar tempo. Não foi o suficiente para Jackson, que, da oitava posição de largada, veio ultrapassando todos os barcos e manteve a primeira posição já na segunda curva. Fez bonito, recebeu aplausos e viveu seu dia de vitória em grande estilo.

Rabelo seguiu o exemplo de Jackson e ficou em segundo lugar, até que seu barco parou ao entrar no limite de giro. Acabou terminando em quarto lugar, sem pontuação para a vitória, mesmo sendo pole position e vencedor da primeira bateria. Paulo Stille ficou em terceiro lugar nas duas baterias. Sobre as condições de água, o piloto comentou que “devido a baixa profundidade e ao refluxo a raia fica cheia de marolas, fazendo com que o barco tenha reações adversas referentes à estabilidade”.

Além dessa falta de estabilidade, a presença de novatos tornou a corrida imprevisível. Rodrigo De Paoli, que ficou em quarto lugar, só treinou durante vinte minutos e nunca teve experiências náuticas antes, mas a prática dos 25 anos de automobilismo talvez tenha ajudado na excelente colocação. Já o vencedor da etapa, Jackson Herzmann, veio treinando há dois meses, e, apesar de ser o mais novo do campeonato (apenas 31 anos), já faturou vários títulos na motonáutica, principalmente nos anos 90. “Após observar os outros pilotos, mudei a tática nas tomadas de curvas”, declarou Jackson, justificando sua vitória surpreendente. Seu início, como integrante da equipe RedStar Racing (junto com Folloni e Scremin), provavelmente será o retorno de uma grande e promissora carreira.

O resultado final da prova mostrou ao grande público que o esporte voltou para ficar e a motonáutica mais uma vez reviveu grandes momentos de glória e adrenalina. Como disse Paulo Renha, “por ser um campeonato brasileiro, as condições variáveis de navegação serão as principais características que farão as vitórias em cada etapa”. Hoje a diversidade e as condições para ser o vencedor estão nas mãos e táticas de cada piloto.

Os pilotos classificados na prova tiveram a seguinte pontuação:

CLASSIF.

NUM.

LOCAL

PILOTO

PONTOS

1º. Lugar

23

SC

Jackson Herzmann

20

2º. Lugar

54

RJ

Paulo Rabelo

18

3º. Lugar

117

RJ

Paulo Stille

15

4º. Lugar

66

RJ

Paulo Renha

13

5º. Lugar

21

RJ

Rodrigo de Paoli

12

6º. Lugar

27

SP

Marcelo Nigro

11

7º. Lugar

45

SC

Marcelo Scremin

10

8º. Lugar

09

SP

Edison Ramires

09

9º. Lugar

88

SP

Elias Andrade

08

10º. Lugar

28

SC

Marcelo Foloni

07

O Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat Class 1 têm o patrocínio da Revista Náutica; apoio da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e Real Power Boats; apoios locais do Governo do Estado de Santa Catarina; Prefeitura de Florianópolis; FESPORTE – Fundação Catarinense de Esporte; Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros; Capitania dos Portos de Florianópolis; Brasboats; Hotel Sofitel Florianópolis; Audi Breitkopt; Brum Brasil; Agência Antares; Look Outdoor; apoio técnico da Rio Motor Racing Club; e realização Stock Boat Promoções e Eventos Ltda.

Crédito de Imagem: Caio Guedes


Confira a cobertura fotográfica da Festa Oficial de Lançamento do Stock Boat, no Bianco Lounge, feita por Angelo Santos.

Clique aqui