fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Pesquisa do Sebrae/SC indica que último trimestre de 2020 foi de recuperação econômica mesmo com cenário atual de pandemia

10.03.2021

Pesquisa do Sebrae/SC indica que último trimestre de 2020 foi de recuperação econômica mesmo com cenário atual de pandemia

10.03.2021
Pesquisa do Sebrae/SC indica que último trimestre de 2020 foi de recuperação econômica mesmo com cenário atual de pandemia
Foto: Divulgação


 
No entanto, os empresários se apresentam pouco otimistas em previsão para o primeiro trimestre do ano
 
Uma pesquisa do Sebrae/SC, realizada com 810 Micro e Pequenas Empresas catarinenses, entre 4 e 25 de janeiro, avaliou o desempenho da atividade econômica do último trimestre de 2020 (outubro a dezembro/2020) e as expectativas dos pequenos negócios para o primeiro trimestre do ano. A pandemia causada pelo novo coronavírus ainda é o que mais impacta os pequenos negócios, mas vem diminuindo ao longo dos trimestres, apontando uma queda de 7 para 4 a cada 10 pequenos negócios que enfrentam mudanças.
 
Além disso, houve aumento de vendas e lucro no último trimestre, de 67% e 66%, respectivamente. No entanto, com o reaquecimento das atividades, o empresário também vem enfrentando novas dificuldades que possuem relação com o cenário atual, como o atraso de fornecedores, dificuldades de acesso à matéria prima e o aumento dos custos.
 
O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, avalia que o cenário ainda é delicado, mas o empresário catarinense é resiliente. “A crise que estamos enfrentando desde o ano passado é sem precedentes e com certeza sentiremos o impacto dela no curto e médio prazo. Porém, é importante detectar esses pequenos avanços porque mostra que o cenário está mudando e que o empresário está se adaptando a ele. Muitos desafios ainda virão, mas vamos enfrentá-los”, comenta Luc.
 
Após a queda intensa nas vendas nos dois primeiros trimestres do ano, a reação é promissora, percebida no terceiro trimestre e confirmada no último trimestre do ano, indicando recuperação econômica mesmo com o contexto atual de pandemia. Apesar de o quarto trimestre do ano ser tradicionalmente de resultados mais expressivos, movimentado pela agenda de comemorações de fim de ano, o crescimento de vendas neste último período de 2020 atingiu o patamar mais elevado dos últimos cinco anos.
 
A recuperação mais expressiva permanece no setor industrial, onde 72,8% das empresas registraram aumento das vendas, seguido do comércio com 65,6% de incremento.
 
Vendas online
 
Outro ponto observado na pesquisa é uma melhor adaptação do empresário às mudanças provocadas pela pandemia nos seus negócios, como por exemplo, a venda online. O uso de canais digitais tem sido um diferencial para o sucesso dos negócios.
 
Cerca de 73,3% das micro e pequenas empresas realizaram vendas pela internet ou redes sociais no último trimestre do ano. Também chama a atenção a quantidade de MPEs aderindo ao uso do Marketplace, que já soma 21,1%.
 
Empresas que utilizam estas ferramentas registraram 68,3% de aumento de vendas no 4º trimestre. Porém, o grupo que não aderiu ao digital teve uma parcela de quase 20% de empresas com queda nas vendas, enquanto nas empresas que vendem pela internet este indicador é menor, de 13,4%.
 
Expectativas para 2021
 
Quanto às expectativas, percebe-se uma baixa no otimismo do empresário, para o período de janeiro a março de 2021. Normalmente, este é um trimestre de queda de vendas, porém, para 2021, o esperado é praticamente a metade (17,8%) do que os empresários previam para o mesmo período de 2020 (37,2%).
 
Já em relação ao uso da internet e redes sociais como canal de comercialização, seguirá sendo bastante utilizado. Os empresários pretendem manter o uso destas ferramentas, especialmente do whatsapp e do Instagram. O uso do marketplace segue estável em torno de 20%, indicando que a adoção desta ferramenta foi eficaz e tende a permanecer.
 
Investimentos
 
O total de empresas que pretendem realizar investimentos no primeiro trimestre do ano caiu cerca de 4% em relação ao total que investiu entre outubro e dezembro de 2020. Apesar disso, os investimentos seguem concentrados na ampliação ou implantação de vendas digitais (29,2%) e na estrutura dos negócios – equipamentos, máquinas, reformas e ampliações (19,7%). A contratação de mão-de-obra é prevista, por apenas 7,9% dos que pretendem investir.
 
Situação econômica do país
 
As expectativas quanto à situação econômica também diminuíram, quando comparadas ao ano anterior. Apenas um terço (30,3%) dos pequenos empresários catarinenses acredita que a economia brasileira vai melhorar no primeiro trimestre do ano. Após dois últimos trimestres de expectativas bem positivas (44,7% no 3ºtri/20 e 59,3% no 4º tri/20), este novo período é marcado pela cautela.
 
Ainda que não esperem uma piora da economia, mais da metade dos empresários aposta em um cenário estável, sem mudanças.
 
Geração de empregos
 
A melhora no quadro econômico das empresas com aumento de vendas e de investimentos no último trimestre de 2020 (outubro a dezembro) recuperou parte das vagas de empregos fechadas nos primeiros meses da pandemia, com crescimento de 1,1% de contratações no período.
 
Apesar das baixas expectativas de resultado para o primeiro trimestre do ano, os empresários acreditam em novas contratações, da ordem de 2,59% de aumento no quadro de colaboradores.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Faial recebe novamente Prêmio Travellers’ Choice

14.05.2021

Faial recebe novamente Prêmio Travellers’ Choice

Lojas Bistek em Florianópolis e São José estarão fechadas na 2ª feira (17)

14.05.2021

Lojas Bistek em Florianópolis e São José estarão fechadas na 2ª feira (17)

App de pequenas reformas expande operações para Florianópolis

14.05.2021

App de pequenas reformas expande operações para Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.