fique por dentro de floripa

- Geral - Pela primeira vez na história, Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe a aeronave cargueira Boeing 747-400F

11.06.2020

Pela primeira vez na história, Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe a aeronave cargueira Boeing 747-400F

11.06.2020
Pela primeira vez na história, Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe a aeronave cargueira Boeing 747-400F
Foto: Felipe Carneiro

O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu na tarde desta quinta-feira uma operação inédita: o voo de um boeing 747-400F, um dos aviões mais apreciados do universo da aviação. O avião cargueiro, que pesa quase 400 mil quilos, fez uma viagem intercontinental, entre a China e a capital catarinense, trazendo 700 metros cúbicos de mercadoria de natureza hospitalar. São materiais de EPI, de um importador privado.

É a primeira vez que o Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe este modelo de aeronave. Há 25 anos, um avião semelhante porém menor e menos pesado, um boeing 747-200, já havia feito uma escala na cidade. O pouso do jumbo 747-400F ocorreu às 15:02 desta quinta-feira e a decolagem está prevista para a sexta-feira (12). A operação é da cia aérea Terra Avia, da República da Moldávia, país europeu vizinho da Ucrânia.

“Este voo é a materialização de um aspecto do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que a Floripa Airport sempre acreditou e trabalhou arduamente para demonstrar: somos um aeroporto com condições excepcionais para a movimentação de cargas, com infraestrutura no mesmo nível dos 5 principais aeroportos do país para o setor” analisa Ricardo Gesse, Diretor Geral da Floripa Airport.

Gesse observa também que Santa Catarina tem tudo para ser um polo logístico do Sul do Brasil:

“Somos um estado com condições ímpares para o transporte aéreo internacional de mercadorias, com um dos programas de incentivo fiscal mais atrativos do Brasil para o segmento”.

Obras de pátio e pista feitas pela Floripa Airport são melhorias que credenciaram o aeroporto de Florianópolis para operações deste porte e garantiram a homologação em outubro de 2019, junto à Anac, do aeroporto para receber aeronaves wide body ou código “E”, como o jumbo. São elas:

●     A ampliação da pista principal de pouso e decolagem;

●     O alargamento da pista com a implementação de acostamentos;

●     O aumento da capacidade de pátio com a inauguração do novo terminal;

●     A construção de áreas de segurança nas cabeceiras, as chamadas RESA.

Do ponto de vista operacional, outras características são condicionantes favoráveis para operações com aeronaves código E:

●     a resistência do pavimento da pista, atestada recentemente por estudos técnicos feitos pela concessionária;

●     o baixo índice de fechamento do aeroporto por questões meteorológicas, um dos menores do eixo sul/sudeste;

●     o fato da pista de 2.400 metros estar ao nível do mar.

Outra iniciativa da Floripa Airport para garantir a operação com a aeronave jumbo foi a parceria com a Dnata, empresa de atividade de rampa (Ground Handling), especializada no atendimento de aviões de categoria E, um serviço que o aeroporto da Capital ainda não tinha.

“O Floripa Airport Cargo é um novo player no cenário de logística aérea internacional, o que, do ponto de vista nacional, diversifica as opções do mercado e, ao olhar o universo local, traz muitos frutos ao estado catarinense. Até agora, o que acontecia é que o importador internacional  trazia a carga aérea por São Paulo e depois dependia do transporte rodoviário para chegar a Santa Catarina. Agora, saímos desta dependência total de São Paulo, reduzindo custo e tempo de importação. É um novo cenário que gera emprego na região e movimenta nossa economia” observa Gesse.

A eficiência operacional do Terminal Internacional de Cargas do aeroporto, como a segurança do terminal, a agilidade na liberação de mercadorias (71% liberadas em até 24 horas) e a infraestrutura de armazenamento, também contaram para a vinda do boeing 747-400F, um voo que entra para a história do Aeroporto Internacional de Florianópolis.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Acordo entre UFSC e Prefeitura garante moradia de 85 famílias da Servidão dos Lageanos, na Serrinha

21.09.2020

Acordo entre UFSC e Prefeitura garante moradia de 85 famílias da Servidão dos Lageanos, na Serrinha

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

21.09.2020

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

18.09.2020

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.