spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Peixarias do Mercado Público de Florianópolis serão fiscalizadas pela Cidasc

GeralPeixarias do Mercado Público de Florianópolis serão fiscalizadas pela Cidasc
spot_img

DoshiraKorea saúda a chegada do Verão

Neste domingo, o DoshiraKorea estará de portas abertas para...

Ação social instala totens com protetor solar gratuito em sete novos pontos de Florianópolis

Iniciativa é alusiva ao Dezembro Laranja, mês de conscientização...

Mestrado em Economia será novo curso de pós-graduação da Udesc Esag

Universidade agora tem um ano para implantar o curso A...

Presentes de Natal que cabem no bolso

Confira cinco sugestões criativas e acessíveis para encantar neste...
spot_img
spot_img

Compartilhe

As 13 peixarias da Ala Sul do Mercado Público de Florianópolis, reinaugurada nesta quarta-feira, 5, têm um Certificado de Inspeção e de Fiscalização Sanitária, fornecido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que garante a qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal.  

Os documentos foram entregues nesta quarta-feira pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, e pelo presidente da Cidasc, Enori Barbieri, aos proprietários e funcionários das peixarias.

Os boxes que trabalham com pescados são considerados entrepostos e, portanto, terão a mesma inspeção e fiscalização sanitária que as indústrias de carnes e laticínios de Santa Catarina. O serviço de inspeção sanitária será executado por uma instituição privada credenciada pela Cidasc e será fiscalizada pela própria Companhia. 

Cada peixaria terá um número de registro provisório no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) como garantia de sua regularização e formalização perante o serviço oficial de inspeção e fiscalização sanitária. O objetivo é cumprir todos os procedimentos tanto na origem do pescado quanto na higiene de sua manipulação, garantindo a inocuidade dos alimentos comercializados.

Entre as ações da Cidasc para garantir a qualidade dos peixes e derivados comercializados, está a realização de análises laboratoriais mensais da água utilizada, aprensentação da carteira de saúde dos funcionários, o controle da temperatura de recebimento dos pescados e exigência de câmara fria. 

Outra exigência importante da Companhia é o controle de roedores e vetores, como insetos, que comprometem a higiene dos produtos comercializados e são uma ameaça à saúde dos consumidores.

O presidente Enori Barbieri explica que o trabalho da Cidasc no Mercado é temporário, a partir de março do próximo ano o Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Florianópolis deve estar implantado e em pleno funcionamento.