A peça “O Ovo” está em cartaz no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) neste fim de semana: dia 5 de setembro, às 21h, e dias 6 e 7, às 20h. A produção é a montagem final da disciplina Processos Criativos, do curso de Artes Cênicas da UFSC. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, mas os ingressos são limitados e serão distribuídos 30 minutos antes da apresentação. As informações são da Agecom.
O Ovo propõe questionar a condição humana. Para tanto, Valquiria Vasconcelos da Piedade compôs a dramaturgia através de textos de Friedrich Nietzsche (Assim Falou Zaratustra), Martin Heidegger (Construir, Habitar, Pensar), Dostoiévski (Crime e Castigo) e algumas fábulas de Esopo. Por meio de uma perspectiva trágica da dramaturgia, optou-se por uma estética que se aproxima do teatro do absurdo. A principal discussão do texto permeia a relação do homem com a verdade e o tempo e também a dos homens entre si.
A peça mostra a delicada relação entre as pessoas; a fraqueza e a vaidade entre os homens; a luta absurda para dar sentido às coisas e a necessidade igualmente absurda de alcançar a verdade.
O ovo como metáfora permite questionar o nascimento, a vida, a morte, o novo, o velho, a verdade, as verdades, a esperança, o medo daquilo que vem e daquilo que não vem, entre outras questões.