spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Peça baseada em obra de Frederico Garcia Lorca será apresentada no Teatro da Igrejinha

VariedadesPeça baseada em obra de Frederico Garcia Lorca será apresentada no Teatro...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Teatro da Igrejinha, da Universidade Federal de Santa Catarina, recebe neste fim de semana a peça “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim”, de Federico García Lorca, montada pelo grupo Elefants Núcleo de Arte, do curso de Artes Cênicas da UFSC. As apresentações serão nos dias 2, 3 e 4 de agosto, às 20 horas. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados pelo email

A peça conta a história de Dom Perlimplim, velho aristocrata tímido e completo desconhecedor do mundo das mulheres, que é levado por sua governanta Marcolfa a se casar com Belisa, belíssima e leviana jovem que, por interesse e influência de sua mãe, aceita o enlace. Inteiramente apaixonado, entretanto incapaz de consumar o casamento, D. Perlimplim arquiteta um plano que irá revelar ao público um final surpreendente. Tudo isso ocorre dentro de uma atmosfera de mistério, em que realidades distintas convergem e levam o espectador ora a um mundo de magia, ora à realidade nua e crua.

Os destaques desta montagem são os figurinos, as músicas e o cenário. “Assisti e gostei bastante. Vi um trabalho com direção de atores, trabalho corporal claro e em boa parte preciso. O figurino merece prêmio e o cenário é bem funcional. Investiria numa variedade vocal mais sutil no último ato”, afirma o coordenador da pós-graduação do curso de Artes Cênicas da UDESC, Stephan Baumgartel.

Escrita em 1928, a peça estreou pela primeira vez em 1933 em Madrid, ano em que também foi apresentado em Buenos Aires um sucesso maior de Lorca, “Bodas de Sangue”. Sobre um possível questionamento de montar um texto “menor” (como é tido por muitos) do renomado escritor, poeta e dramaturgo espanhol, o grupo Elefants Núcleo de Arte argumenta que este texto não é menos relevante, e sim uma obra prima do autor, deslembrada em solo brasileiro.