Uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e a Liga das Escolas de Samba vai proporcionar uma oportunidade única para as pessoas com necessidade especiais da Capital: pela primeira vez na história do Carnaval de Florianópolis, um camarote exclusivo, com cerca de 500 lugares, será destinado a esse público durante os desfiles das escolas de samba, na Passarela Nego Quirido.
Os ingressos serão previamente repassados às entidades que trabalham diretamente com pessoas com deficiência. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Aflodef, Associação dos Surdos (ASGF), Associação de Amigos do Autista (AMA), Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), Cooperativa Social de Pais e Amigos de Portadores de Deficiência (COEPAD), Instituto de Audição e Terapia da Linguagem (IATEL) e Associação Amigo Down.
Durante a semana, os interessados devem entrar em contato com alguma das entidades para a solicitação do ingresso. Na festa, uma equipe estará na entrada do camarote, que ficará no térreo, para autorizar e auxiliar a pessoa com deficiência e seu acompanhante. O estacionamento da Passarela também estará disponível para os participantes.
Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência de Florianópolis, Fernanda Baggio Gasperin, a expectativa das entidades para a festa é grande. “Essa era uma demanda muito esperada por eles. Já conversei com muitos deles e estão todos muito felizes e já se preparando para participar. A parceria com a Liga das Escolas de Samba foi exemplar e verdadeiramente tornou acessível a todos uma das festas mais bonitas da cidade”, disse.