spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Passagem para pedestres no Fórum de São José é aberta ao público

Grande FlorianópolisPassagem para pedestres no Fórum de São José é aberta ao público
spot_img
spot_img

Compartilhe

Uma servidão para passagem de pedestre foi construída aos fundos do terreno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, onde está o Fórum de São José, para facilitar o deslocamento de pedestres entre as ruas Domingos André Zanini e São Ludgero. A nova passagem também dá acesso à Rua Manuel Loureiro e serve de atalho para moradores que circulam na região economizarem tempo no deslocamento pela região. 

Com extensão de 126 metros e 1,5 metros de largura para atender às normas de acessibilidade, a implantação da servidão pública de passagem para pedestres no local atende uma solicitação da comunidade que mora ou trabalha na região. Centenas de pessoas passam pelo local diariamente e a passagem serve como atalho para o deslocamento entre as ruas do entorno do Fórum.

A nova passagem é uma estrutura exclusiva para a circulação de pedestre. De acordo com o Departamento Técnico da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos e o planejamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a servidão observa um conjunto de normas que impedem o acesso de motociclistas sendo equipada com sinalização adequada, iluminação e placas indicativas de acesso exclusivo para pedestres. 

A construção do trecho foi uma obra custeada espontaneamente pela empresa Dimas Empreendimentos Imobiliários por meio de uma doação ao Município. Em alguns trechos da passagem também pode ser observada a arte urbana do artista Thiago Valdi, mais conhecido como Valdi Valdi, que por meio dos seus traços coloriu os muros da servidão com desenhos que contam a história da cidade de São José.