A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, e de Mobilidade, tem trabalhado conjuntamente para a volta do transporte coletivo na capital. Uma das medidas aprovadas para o retorno, que não ocorrerá imediatamente, é a possibilidade da realização de check-in por uma plataforma na WEB que vai monitorar a saúde dos passageiros que utilizam o serviço.
Ao entrar no ônibus a população poderá realizar por meio de QR Code, um check-in. A ação que é voluntária, e não obrigatória, tem o objetivo de controlar todas as pessoas que estão utilizando o transporte em um determinado horário. Caso algum dos passageiros seja identificado com o novo coronavírus, os demais presentes no espaço serão orientados a entrarem em contato com a Vigilância Epidemiológica para fazer testagem e saberem se foram infectados com a COVID-19.
Os cadastros devem ser feitos antecipadamente pelo link: covidometrofloripa.com.br/qrcode, com e-mail, telefone, e outros dados pessoais para identificação dos passageiros. O registro é anônimo e essa identificação será feira por meio de códigos.
A plataforma é uma solução tecnológica desenvolvida por uma startup de Florianópolis, a Smart Tour. A solução foi vice-campeã das Américas em um Challenge Global e selecionada pela ONU, OMS e OMT, como TOP 10 mundial no combate ao COVID-19 entre 1183 soluções de 120 países.