Além de abrir o calendário de datas comemorativas do comércio varejista, o feriado de Páscoa também aquece o turismo no Sul do Brasil, principalmente na Serra Gaúcha e região de Balneário Camboriú e Florianópolis. Entre o público mais cativo desses dias de folga estão famílias, estrangeiros e grupos de terceira idade
A Páscoa abre o calendário de datas comemorativas do comércio varejista, com forte apelo comercial para o comércio alimentício, especialmente nas linhas de chocolates, peixaria e guloseimas, com foco principal no público infantil e jovem. Mas o comércio não é o único setor a ser aquecido por este tradicional feriado. A comemoração da data religiosa também gera público e renda para o segmento turístico.
No Rio Grande do Sul, os destinos mais procurados são as cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves. De acordo com Paulo de Brito Freitas, pres. SBTUR Viagens, a páscoa na Serra Gaúcha está consolidada para o turista, vindos principalmente dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, devido a qualidade de serviços gastronômicos, pela produção caseira de chocolates e investimentos em decoração pública.
Em Santa Catarina, é o turismo da terceira idade e as viagens em família que mais movimentam o trade, principalmente em Balneário Camboriú e Florianópolis. Por causa da “Semana do Turismo”, realizada pelo governo do Uruguai, muitos estrangeiros também desembarcam no litoral catarinense para dias de férias e lazer. Para melhor receber todos os públicos, o setor se movimenta e demonstra otimismo. “Os hotéis estão com excelentes promoções voltadas a Páscoa, com brindes, cestas de Páscoa, e até animações diferenciadas para crianças e terceira idade”, enfatiza Freitas: “Ainda há tempo de se programar”.
Páscoa 2009 vai além do chocolate
O chocolate continua sendo o carro chefe da Páscoa, mas a data também já virou oportunidade para outros setores de negócios. De acordo com o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, além do ramo alimentício, a Páscoa 2009 será incrementada com a venda de diferentes produtos. “Os consumidores estão apostando, também, nas promoções ainda praticadas e isto deve aquecer as vendas do comércio”, avalia Breithaupt. Além dos bens não duráveis, os bens semiduráveis, como vestuário e calçados (35%) e brinquedos (20,7%) foram mencionados, em recente pesquisa da entidade, como opções de presentes.
Por causa desta mudança no comportamento do consumidor, o Floripa Shopping, em Florianópolis, preparou uma páscoa para atender opostos: chocolatras e o público que, por algum motivo – saúde e cuidados com a balança, ou simplesmente por gosto – prefere outros produtos a guloseimas tradicionais para presentear.
De olho nesse nicho, lojistas montaram kits e variadas sugestões de presentes, com preços compatíveis com os ovos de Páscoa, para alavancar vendas na data.
De acordo com Greice Nardini, gerente da Akakia Cosméticos, os clientes que procuram presentes no lugar dos chocolates buscam produtos na faixa de preço entre 30 e 50 reais. Para atender a este público, a loja montou kits com loção hidratante e sabonete feitos à base de chocolate. “O cheirinho e as propriedades do chocolate são marcantes no produto. Um presente que agrada as mulheres de várias idades e que dura mais que o período do feriado” recomenda a gerente. A loja O Boticário também traz alternativas ao chocolate como hidratantes, sabonete, esfoliantes e maquiagens, entre outros.
Pra quem quer fugir do convencional, mas vai presentear crianças nesta páscoa, a dica da Ri Happy para os pais é aproveitar as promoções de brinquedos que façam essa data mais mágica. Na linha jogos, há o lançamento Perfil 4, um jogo de perguntas e respostas para testar a capacidade de dedução. Para incrementar a brincadeira, outra novidade é o coelhinho de páscoa de pelúcia, a partir de R$ 9,90. Quem passar pelo shopping pode ainda participar de uma promoção e concorrer a dois coelhinhos. Basta preencher um cupom com uma frase sobre o Planeta Chocolate, maior feira de chocolate já realizada em Santa Cataria. A melhor frase vence. Ainda para as crianças, a loja Batoom oferece opções de roupas como vestidos Hello Kitty, tiaras, sapatinhos masculinos e femininos.
Quem prefere manter a tradição e presentear com chocolate, a novidade da loja Cacau Show é o Dream, um ovo com casca trufada. Para as crianças, o ovo do desenho animado “Padrinhos Mágicos” traz um surpresa. A loja ainda realiza uma promoção: a cada R$50,00 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer a um ovo de chocolate de 6 quilos. Na Kopenhagen, os ovos mais procurados são os com licor e o “4 clássicos”, que une quatro sabores clássicos da marca num só ovo.
Mais informações: SBTUR Viagens www.sbtur.com e Floripa Shopping (48) 33317000