O Parque da Luz, localizado no anel Central da Ilha de Santa Catarina, ganhou um horta comunitária. O plantio começou faz dois meses e a cerca, toda feita em bambu, foi finalizada na última sexta-feira, 9. Os frequentadores do Parque poderão ajudar cuidar do novo espaço cultivando as hortaliças que estão sendo plantadas.
"Todo alimento da terra, bem cuidado faz bem a saúde. Funcionários estão plantando alface, beterraba, tomate, abóbora, pimentão, cebolinha, entre outras mudas de verduras e legumes", explica o Diretor Superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), d. Volnei Carlin.
Carlin observa que o sucesso da horta comunitária só irá ser notado se a comunidade do entorno ajudar a cuidar, não destruindo as mudas e se possível colaborando na reposição do plantio.
Fernanda Linhares, 40, moradora do entorno, aprovou a ideia – "Costumo plantar nos vasos que tenho no apartamento, agora vou passar a visitar o local e efetuar o plantio de mudas e também colher no periodo adequado".
O fruto da colheita quando houver será distribuido gratuitamente a comunidade ou entidades filantrópicas. A expectativa de colheita é pequena tendo em vista o tamanho da horta (10 metros e 80 cm de comprimento por 5 metros e 50 cm de largura). Funcionários da Floram e integrantes da Associação Amigos do Parque da Luz estão gerindo o espaço.
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital.