spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Paris: dicas para curtir a cidade como se você fosse parisiense

DiversosParis: dicas para curtir a cidade como se você fosse parisiense
spot_img
spot_img

Compartilhe

A capital francesa é uma das mais belas cidades do mundo, além de estar no topo da lista de destinos turísticos mais visitados em todo o planeta. Isso faz com que muita gente siga um roteiro limitado para conferir as (muitas) atrações famosas da cidade-luz, sem tempo ou intenção de conhecer mais a fundo o estilo de vida parisiense.

Se você pretende viajar à Paris e quer experimentar a sensação de morar por lá, aproveite as dicas a seguir.

Como aproveitar ao máximo sua estada em Paris 

Os parisienses levam um estilo de vida invejável, pelo menos para quem se inspira na maioria dos filmes que têm a capital francesa como cenário. E você não precisa deixar de conhecer os pontos turísticos para vivenciar a cidade como seus moradores. A principal dica para isso é muito simples: reserve mais tempo para ficar em Paris.

Quem é brasileiro não precisa de visto para a Europa e tem direito a passar até 90 dias como turista na maioria dos países do continente. Fique de olho nas notícias sobre o ETIAS França e os documentos para viajar para França, pois em breve vai haver uma mudança no sistema de isenção de visto para entrar em território europeu e se deslocar entre seus países.

Mas, voltando às dicas de Paris, prefira ficar em um local mais distante do centro — mas não menos vibrante! O transporte público francês é muito eficiente e a cidade é bem mais segura do que muitas metrópoles brasileiras. Então, baixe um bom aplicativo de mapas para se locomover pela cidade, use o metrô e faça passeios a pé para se misturar aos parisienses

Além de conferir os próximos tópicos sobre hospedagem e atrações fora do roteiro de turismo em massa pela cidade, experimente as opções de formule nos restaurantes locais. O que os franceses chamam de formule é uma espécie de “combinado” com entrada, prato do dia, sobremesa e água, geralmente servidos no almoço.

E, se você ficar em um apartamento ou hostel com cozinha compartilhada, compre produtos e prepare uma refeição como fazem os parisienses. Nem que seja apenas um sanduíche em uma baguete francesa!

Onde se hospedar em Paris para experimentar o estilo de vida local

Assim como em qualquer capital do mundo, Paris tem alguns bairros que são menos seguros para quem não é da área. Por isso, é importante checar todas as referências antes de escolher um local para se hospedar fora da área central da cidade. Os seguintes bairros podem ser interessantes para você:

  • Bastile – um dos bairros mais descolados de Paris
  • Bellevile – uma área grande, com muita arte de rua
  • Buttes Chaumont – um bairro arborizado e tranquilo
  • Montmartre e Pigalle – áreas mais agitadas, com hostels e acomodações mais em conta
  • Região da Rue Oberkampf – se você gosta de curtir a vida noturna

Vale ressaltar que alguns desses lugares contam com pontos turísticos badalados e/ou são frequentados por estrangeiros, mas também tem muito a oferecer em termos de experiência local para quem pode passear sem pressa pelos arredores.

Atrações de Paris que nem todos os turistas conhecem

Algumas das atrações mais famosas de Paris são relacionadas a moda, gastronomia, arquitetura e cultura em geral. Isso também vale para as ideias a seguir, só que nem todos os turistas têm tempo de conferir:

  • Aquário Cinéaqua de Paris, onde você também pode se sentir em um filme
  • Bois du Bologne, aproveitando para visitar a sensacional Fundação Louis Vuitton
  • Canal Saint-Martin, para passear de bicicleta e tomar um café ou taça de vinho e ficar apreciando o movimento das pessoas
  • Piscinas públicas, academias ou ginásios de esportes com parede de escalada
  • La Défense, para exposições e eventos culturais nessa área com arquitetura arrojada
  • Parc Monceau, ideal para um piquenique no final de semana
  • Teatros alternativos e salas de cinema nas ruas parisienses

Estas são apenas algumas sugestões, já que a cidade-luz tem muitas outras atrações para você descobrir por conta própria. Além disso, vale muito a pena aproveitar uma temporada estendida para fazer um curso intensivo de francês ou algum workshop de seu interesse. E, claro, você também pode escolher o melhor momento para visitar os principais pontos turísticos de Paris e tirar muitas fotos no tempo que sobra.