spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 janeiro 2025

Palhoça promove Semana de Educação Infantil

Grande FlorianópolisPalhoça promove Semana de Educação Infantil
spot_img
spot_img

Compartilhe

A programação inclui o III Seminário de Educação Infantil e o evento “Sábado na Praça”, com atividades simultâneas em 13 bairros de Palhoça

A Secretaria Municipal de Educação está participando da Semana Nacional de Educação Infantil, cujo calendário envolve atividades de 20 a 24 de agosto. Em Palhoça, destaque para o III Seminário de Educação Infantil, realizado na noite de quarta-feira (21), no auditório da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Toda a programação tem por objetivo comemorar o Dia da Educação Infantil, comemorado em 25 de agosto.

Outro evento da Semana Nacional de Educação Infantil, o “Sábado na Praça”, terá atividades simultâneas em 13 bairros de Palhoça, mobilizando crianças e profissionais de 52 creches e instituições parceiras. Será desenvolvida uma extensa programação de recreação, diversão, brincadeiras e exposições de trabalhos das crianças. O projeto, que visa o entrosamento da comunidade escolar e a família,encerra a Semana da Educação Infantil, que desenvolveu uma série de atividades desde quarta-feira (21).

Seminário

O Seminário de Educação Infantil de Palhoça prevê três noites de atividades, com uma programação voltada aos profissionais da área, contando com mais de 400 inscritos. Na primeira noite, logo após a abertura oficial às 20h30, a professora mestre Andréia do Carmo (do Núcleo de formação PMF) apresentou uma palestra sobre o tema “Avaliação do contexto na Educação Infantil: Um processo formativo e reflexivo sobre a prática pedagógica”. O mediador foi o professor doutorando Odimar Lorenset, da UDESC.

Para a secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, a terceira edição da Semana da Educação Infantil foi “um verdadeiro sucesso, porque a rede abraçou a causa, existe motivação na equipe. Nossa meta é cada vez mais qualificar o professor, porque entendemos que isso reflete no nível da educação”.

Além da qualificação dos docentes, como a formação continuada dos professores, a secretária cita melhorias na estrutura da rede, com aumento de salas de aula, aumento na capacidade de matrículas. “Nesta gestão, foram disponibilizadas mais de três mil novas matrículas”, enfatizou. Além disso, citou obras de reforma e manutenção dos prédios em toda a rede.

Camilo Martins disse que investir em Educação é a maneira mais sensata e objetiva de administrar uma cidade, porque, através da escola de qualidade, é possível formar o cidadão do futuro, preparado para o trabalho e para as diversas funções na sociedade. Lembrou que “a história demonstra que todos os países que investiram na Educação, alcançaram altos índices de desenvolvimento”.

Às 20 horas de quinta-feira (22), houve uma “Mesa de Palestra” com mediação da professora Juliane Di Paula Queiroz Odinino, da FMP. A professora Gilka Elvira Ponzi Giradello, da UFSC, desenvolveu o tema “Brincando com palavras e imagens: Contar histórias para crianças pequenas”. Na sequência, a educadora Fernanda Gonçalves (FMP), discorreu sob o tema “A relação dos bebês e os livros na Educação Infantil”.

Para a noite de encerramento do evento, na sexta-feira, às 19h30, a programação indica uma apresentação teatral das professoras do CEI Voo Livre. Meia hora depois, “Mesa de Palestra” envolvendo a professora Pós Kátia Adair Agostinho, da UFSC, falando sobre a “Participação das crianças e a docência na educação infantil”, e o professor doutorando Odimar Lorenzet (da UDESC), tratando do tema “Campos de Experiência: corpo, movimento e arte com crianças”. A mediadora dos trabalhos será a docente doutoranda Saskya Carolyne Bodenmüller, da UFSC.