A história da Biblioteca Pública de Santa Catarina, instituição cultural mais antiga do estado que comemora 165 anos em 2019, será tema da palestra Linha do Tempo BPSC 165 anos. O evento ocorrerá no dia 15 de agosto, às 14h15, no auditório do Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. A ação faz parte, também, do ciclo de palestras comemorativas pelos 40 anos do Museu.
O encontro será ministrado pelo bibliotecário Alzemi Machado, coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense. Além da história da Biblioteca, criada em 1854, a palestra irá abordar a constituição do acervo, serviços oferecidos, jornais catarinenses (de 1831 a 2019), obras raras (séculos XVII, XVIII e XIX) e a Hemeroteca da BPSC. Após a palestra haverá mediação com Alzemi na exposição comemorativa pelos 165 anos da Biblioteca, que está aberta à visitação na sala 2 do MHsc.
Sobre o palestrante
Alzemi Machado é bibliotecário e mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Servidor público na Biblioteca Pública de Santa Catarina. Tem formação técnica em Conservação e Encadernação de materiais bibliográficos. Atualmente, é coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense, projeto da Fundação Catarinense de Cultura que tem por objetivo divulgar e preservar o acervo documental de publicações periódicas catarinenses, em especial jornais e revistas editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX.
Serviço:
O quê: Palestra Linha do Tempo BPSC 165 anos
Quando: 15 de agosto de 2019, às 14h15
Onde: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina – Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro – Centro – Florianópolis
Entrada gratuita