Talk show com especialistas em vinho e cerveja acontece na Saraiva MegaStore.
O enólogo Jean Pierre Rosier, doutor em enologia pela Universidade de Bordeaux, na França, e pesquisador da Epagri, o cervejeiro e ex-diretor da Eisenbahn, Juliano Mendes, e o editor de vinhos da revista Prazeres da Mesa, Ricardo Bohn Gonçalves, participam nesta sexta-feira (11), a partir das 19h00, de mais uma edição do Palco Iguatemi, promovido pela Saraiva Megastore e Shopping Iguatemi. O bate-papo terá como tema central a gastronomia catarinense e a produção de vinhos de altitude e cervejas artesanais e como mediador o jornalista João Lombardo, autor do livro Santa Catarina à Mesa. O evento – no piso térro – é gratuito e aberto ao público, seguido de sessão de autógrafos na Saraiva.
O livro é um guia completo para os amantes de um bom vinho ou de uma boa cerveja, para os especialistas nesta área, ou mesmo para aqueles que apenas querem saber mais sobre o assunto, além de retratar a história da implantação da vitivinicultura e das cervejarias artesanais, cujos produtos fazem parte do cardápio de produtos comercializados por Santa Catarina. Recheado com informações históricas dos movimentos que promoveram o salto de qualidade na indústria do vinho e da cerveja catarinenses, traz dicas de harmonização e sugestões de acompanhamentos.
Inicialmente disponibilizado para o Governo do Estado e com distribuição dirigida, esta segunda edição é promovida pela agência Propague e editado pela Editora Expressão, ambas de Florianópolis, e chega ao mercado editorial nacional com ampla distribuição pela rede de Livrarias Saraiva. “O lançamento deste livro chega ao mercado editorial nacional por meio da rede de livrarias Saraiva, garantindo uma ampla distribuição para os amantes da boa mesa”, explica Roberto Costa, presidente da Propague. Com riqueza de detalhes em textos e fotografias, traduz a revolução que está modernizando as indústrias das duas bebidas em Santa Catarina.
A produção do material consumiu seis meses de muitas visitas às regiões produtoras das bebidas e entrevistas com fornecedores de vinho e cerveja no Estado. “Santa Catarina à Mesa” constrói, literalmente, o mapa da vitivinicultura e da indústria cervejeira no estado. Dois mapas acompanham o livro, apresentando os roteiros do vinho e da cerveja e quadros mostram as vinícolas e os estilos das cervejas catarinenses. Dividido em três capítulos – Vinho, Cerveja e Harmonização -, a obra mostra como se deve degustar uma boa cerveja e um bom vinho e traz 30 receitas, com propostas de harmonizações. Uma obra contemporânea e histórica, capaz de aguçar o leitor com boas histórias, pratos, cervejas e vinhos.
Durante o evento de lançamento do livro será montado o Palco Iguatemi, um espaço especial onde o autor e convidados – entre eles Ricardo Bohn Gonçalves, editor de vinhos da Revista Prazeres da Mesa, Jean Pierre Rosier, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri), e Juliano Mendes, fundador da Cervejaria Eisenbahn – irão conversar sobre a mudança no padrão de qualidade dos vinhos brasileiros e catarinenses, em especial, e sobre a produção de cervejas Premium no país, particularmente em Santa Catarina. A partir das 20 horas acontecerá a noite de autógrafos na Livraria Saraiva Megastore, localizada no piso da praça de alimentação do shopping.
Jean Pierre Rosier é doutor em enologia pela Universidade de Bordeaux, na França. Pesquisador da Epagri, ele participou de todos os movimentos para a renovação da indústria vitivinícola catarinense. E continua trabalhando na construção de uma nova vitivinicultura para o Estado. Juliano Mendes foi um dos primeiros produtores a investir na harmonização de pratos e cervejas. Ele viajou para diversos países, pesquisando e buscando informações para produzir diferentes estilos de cerveja no Estado. Mendes foi um dos fundadores da Eisenbahn, vendida há cerca de um ano para uma grande indústria nacional. Ricardo Bohn Gonçalves é especialista em vinhos e já viajou para as principais regiões vinícolas do mundo, degustando e conhecendo vinhos.
O autor
João Lombardo organizou todo o trabalho, desde a apuração dos fatos até a elaboração dos pratos e degustação dos mesmos com cervejas e vinhos. Jornalista com passagem por várias redações, entre elas as dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Gazeta Mercantil e Revista Veja, Lombardo é sommelier formado pela Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori (FISAR), com especialização em enogastronomia na Toscana e no Piemonte. Ele também possui formação pela Wine & Spirits, tradicional escola inglesa na formação de profissionais do vinho.
Lombardo já escreveu sobre vinhos para diversos veículos, entre eles os jornais Gazeta Mercantil, Diário Catarinense, A Notícia e a revista Vinho Magazine, acompanhando a evolução do vinho brasileiro há mais de dez anos, incluindo o nascimento e o desenvolvimento das vinícolas de altitudes catarinenses.