De 15 a 23 de outubro, o Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, receberá a exposição beneficente "Arte Solidária", que arrecadará fundos para a Casalar Emaús, espaço que acolhe crianças entre 6 e 12 anos em Florianópolis.
45 quadros e 10 esculturas, doadas por diversos artistas, como Luciano Martins, Silvio Pléticos, Rubens Oestroen, Juarez Machado, dentre outros, estarão à disposição para a fruição do público na sala Martinho de Haro. No dia 23, às 19h, ocorrerá o leilão beneficente das obras, com toda a renda revertida para a manutenção da entidade.
Sobre a Casalar Emaús
Fundada em 21 de abril de 1993 por jovens do Movimento de Emaús da Arquidiocese de Florianópolis, a Casalar acolhe criança encaminhadas pelo Conselho Tutelar de Florianópolis, para permanência necessária e temporária, até reintrodução ao convívio familiar original, colocação em família substituta, adoção (nacional ou internacional) ou preparação para vida autônoma, depois de completados 18 anos.
O sustento da Casalar sempre ocorreu por meio de convênios com o Poder Público, estadual e municipal, convênios com pessoas jurídicas, e por meio de doações espontâneas. A maioria das pessoas ligadas à instituição, incluindo a diretoria, dedica seu tempo voluntariamente às crianças e adolescentes abrigados.