spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Painel RBS abriu portas à candidatura

TurismoPainel RBS abriu portas à candidatura
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

O caminho de Florianópolis para a escolha como sede do encontro mundial do WTTC em 2009 começou no Painel RBS, em julho deste ano. O evento, promovido pelo Grupo RBS, trouxe a Florianópolis o presidente da entidade, o francês Jean-Claude Baumgarten, para um debate sobre os rumos do turismo e as potencialidades do Estado.

Em frente às câmeras, o francês recebeu do governador Luiz Henrique a proposta de a Capital receber a próxima edição do evento. Baumgarten prometeu levar a proposta ao WTTC.

Logo após o Painel RBS, o governador acertou novo encontro com Baumgarten, e, no mês seguinte, os dois assinaram, em Munique, na Alemanha, um protocolo de intenções.

Já na disputa, Florianópolis recebeu, em setembro, o comitê técnico do WTTC para uma vistoria nos principais hotéis, resorts e pontos turísticos. O relatório foi apreciado pelo conselho esta semana, que escolheu Florianópolis de forma unânime.

Baumgarten apontou caminhos para o Estado

Ainda no Painel RBS, Baumgarten havia enumerado qualidades e potencialidades do turismo de SC. Para ele, o Estado deveria definir nichos de atuação e sugeriu o desenvolvimento do turismo de alta qualidade em todo o litoral, com destaque para a criação de políticas de estímulo aos esportes náuticos e a instalação de marinas.

Um de seus principais recados foi para que problemas existentes não atrapalhassem iniciativas em favor do turismo.

– Esqueçam um pouco das rodovias e do saneamento. Esqueçam o lado negativo das coisas, porque o petróleo vai continuar subindo e todos vão ter de conviver com isso. O fundamental é que o turismo veio para ficar e hoje já é uma das maiores indústrias do mundo – disse na ocasião, no que ele próprio chamou de mensagem de esperança para o setor.

(DC, 01/11/2008)